Reflexão

Avós não são pai nem mãe. Cuidar dos netos deve ser um prazer, não uma obrigação!

avos nao sao pai e nem mae Cuidar dos netos deve ser um prazer nao uma obrigacao

Uma reflexão verdadeira sobre o papel dos avós na vida dos netos. Leia!



Os avós são fundamentais dentro das famílias. A sua sabedoria, personalidade amorosa e experiência de vida conquistam o respeito e o amor de todos, e fazem com que sejam as pessoas mais procuradas, quando os pais precisam de algum apoio na criação dos filhos, seja com conselhos ou até mesmo com o cuidado das crianças.

Para muitos pais e mães, os avós são as pessoas mais confiáveis na hora de cuidar dos pequenos, seja quando estão cumprindo as suas obrigações ou quando precisam de um tempo de descanso e diversão para si.

Muitos avós adoram participar ativamente da criação dos netos, e sempre se mostram disponíveis para ficar com eles, quando necessário.


De forma geral, não há nada de errado com isso, o desconforto começa quando os pais se acostumam com a proatividade dos idosos e, ainda que sem perceber, começam a tratá-los como “babás” das crianças, afetando diretamente sua rotina.

Uma coisa que precisa ser esclarecida em muitas famílias é que avôs e avós, por mais prestativos e carinhosos que sejam, têm as próprias vidas e, ainda que não possuam compromissos diários, também planejam como usar seu tempo e precisam ter descanso e tranquilidade para que mantenham sua qualidade de vida.

Ainda que dificilmente neguem algo para os netos, eles também se cansam e também precisam ter a própria individualidade. Eles já passaram muitos anos cuidando e educando os próprios filhos, e não é correto que tenham de assumir a mesma função com os netos, quando eles têm outros responsáveis.

A responsabilidade pela criação das crianças é dos pais e das mães, a presença dos avós é um reforço muito importante, mas que não deve ser visto como obrigação, mas sim como prazer.


O vínculo afetivo dos netos com os avós é de amor, cuidado e, muitas vezes, mimo. Eles são as pessoas a quem as crianças recorrem quando precisam de uma dose extra de segurança e carinho, mas não devem ser os únicos responsáveis por educá-los.

Quando os pais transferem suas responsabilidades com os filhos para os avós, eles acabam seriamente sobrecarregados, especialmente porque dificilmente se negariam a oferecer aos netos tudo a que têm direito e, como resultado, acabam tendo muito trabalho em um momento da vida em que precisam de sossego e, em alguns casos, podem até mesmo se distanciar da família.

Os avôs e avós merecem o respeito e o cuidado dos familiares, e isso inclui permitir que eles vivam mais calmamente, pois já se esforçaram muito durante toda a vida.

Portanto, tenha consciência antes de tornar os avós responsáveis por funções que não lhes cabem. Isso é um ato de respeito e amor.


Compartilhe o texto em suas redes sociais!

Graças a Deus, que Ele cuida da gente. Graças a Deus, que Ele sempre nos mostra quem é quem

Artigo Anterior

Bebê gaúcho faz sucesso ao nascer com cabelos completamente brancos!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.