4min. de leitura

Banho quente queima tantas calorias quanto uma caminhada de 30 minutos, diz estudo

As pessoas estão cada vez mais dispostas a cuidar de sua saúde.



Investem em dietas, atividades físicas e até mesmo em procedimentos cirúrgicos que prometem transformar completamente seus corpos e ajudar a perder peso em pouco tempo e sem muito sacrifício.

No entanto, se mais de nós soubéssemos sobre um estudo que mostraremos a seguir, certamente poderíamos tornar a perda de peso ainda mais agradável.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo fisiologista do exercício, Steve Faulkner, da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, apenas tomar um banho quente reduz os níveis máximos de açúcar no sangue dos homens, causando aumento significativo do gasto energético.


A pesquisa

Participaram da pesquisa catorze homens, que foram submetidos a dois tipos de testes diferentes: passeio de bicicleta, com duração de uma hora, e banho de uma hora à temperatura de 40°C. O passeio ciclístico queimou mais calorias, mas o banho fez os homens queimarem cerca de 130 calorias, que é basicamente a mesma quantidade queimada em caminhada de meia hora.

“Uma das primeiras coisas que examinamos é o gasto de energia enquanto você está no banho e o que descobrimos foi o aumento de 80% no gasto de energia apenas como resultado da sessão no banho durante uma hora”, disse Faulkner à BBC, em 2016. Além disso, o pico de açúcar no sangue era cerca de 10% menor naqueles que foram direcionados ao banho do que naqueles que fizeram o passeio de bicicleta.

Choque térmico

Faulkner acredita que o motivo pelo qual os banhos quentes funcionam tão bem está nas proteínas de choque térmico: “As proteínas de choque térmico são moléculas produzidas por todas as células do corpo humano em resposta ao estresse (…). Em longo prazo, níveis elevados dessas proteínas podem ajudar na função da insulina e melhorar o controle do açúcar no sangue.”


No entanto, essas conclusões não devem fazer ninguém desistir de seus treinamentos e se concentrar apenas nos banhos.

Os homens que participaram da pesquisa nos banhos queimaram 130 calorias, mas os que pedalaram queimaram cerca de 630 calorias. Por isso, os pesquisadores sugerem que o aquecimento passivo seja indicado a pessoas que não possam praticar exercícios físicos por conta de alguma condição de saúde específica.

Que pesquisa interessante! Ela revela uma alternativa aos exercícios físicos, mas precisa ser aplicada com muita cautela e apenas por aqueles indicados pelos pesquisadores.

O que você achou da pesquisa? Considera uma prática agradável? Comente abaixo e compartilhe-a em suas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: lightfieldstudios/123RF Imagens.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 28/01/2020 às 9:19





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.