Comportamento

Bárbara Borges sobre cura do alcoolismo: “Fui desintoxicando a vida”

A jornada começou em 2019, e desde então ela fala abertamente sobre seu processo e luta contra o vício, e como o identificou.



Com a pressão da rotina e as exigências cada vez mais surreais do mercado de trabalho, vamos nos sentindo cada vez mais sufocados, e precisamos aprender a lidar com nossas limitações. Alguns optam por praticar atividades físicas, outros usam viagens como ferramentas de escape, outros a meditação, não importa qual seja a forma, o importante mesmo é buscar formas de extravasar.

Para a atriz Bárbara Borges, de 42 anos, foi logo depois da maternidade, enquanto fazia uma análise de como tinha levado sua vida até aquele momento e como poderia mudá-la, que percebeu que as formas como encarava suas angústias não eram saudáveis. No podcast Novela das 9, ela fala abertamente sobre sua luta contra o alcoolismo, que se tornou pública em 2019.

Foi apenas depois de se tornar mãe de Martin e Theo que Bárbara sentiu a verdadeira necessidade de deixar um pouco de lado sua faceta de atriz, deixando sua personalidade própria emergir.


Essa mudança em sua vida também abriu caminho para que conseguisse falar de forma mais direta sobre suas fraquezas e visões de mundo com seus seguidores e fãs, e isso abriu portas para que eles a reconhecessem como uma pessoa normal.

A maternidade fez também com que Bárbara passasse a perceber os próprios abusos e exageros, vendo exatamente que eles causavam mais angústia e sofrimento, sem necessariamente ajudar com os problemas que enfrentava na ocasião. Na entrevista, a atriz conta que, no início, sua relação com o álcool era normal, assim como a da maioria das pessoas, bebendo enquanto socializava.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@barbaraborgesoficial.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@barbaraborgesoficial.


Mas acabou percebendo, enquanto passava por um momento extremamente difícil no casamento, que usava o álcool em exagero como formas de “preencher o vazio” e para “esquecer a dor do coração”, tentando se sentir anestesiada, sem que precisasse pensar sobre o que estava passando e quais dificuldades enfrentava.

Em sua página do Instagram, Bárbara abriu o jogo com seus seguidores quando completou exatos quatro meses sem álcool, e disse que desde então estava amando e se sentindo “sem amortecedores”, sem a sensação de entorpecimento, e que isso lhe fazia muito bem.

A atriz explica que, assim que fez a publicação, sua ideia era alertar as pessoas para que olhassem para si mesmas em busca de abusos, e como poderiam lidar com eles da melhor forma possível.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@barbaraborgesoficial.


Ela explica que, conforme as inúmeras mensagens e relatos foram chegando, fez questão de explicar que nunca teve a intenção de “salvar” ninguém, já que cada pessoa precisa fortalecer a própria rede de apoio, buscar ajuda e acolhimento, já que o assunto é muito sério.

Como o alcoolismo é uma doença, ela fez questão de explicar que o processo de cura de cada um será de um jeito, por isso não pode atuar como uma salvadora. Bárbara revela que está se salvando, que tem recaídas, mas que segue no processo, vivendo a própria vida.

Essa jornada de olhar para si a fez perceber que também tinha um relacionamento tóxico, por isso terminou seu casamento de oito anos, raspou a cabeça e buscou trabalhar mais profundamente sua espiritualidade.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@barbaraborgesoficial.


Ela ainda explica que se permite ser vulnerável e se considera uma aprendiz da vida, sempre se expondo e mostrando seus pontos fracos sem se envergonhar por isso. Essa atitude fez com que conseguisse compreender seus exageros, o que mostrou que precisava buscar ajuda e a motivou a falar mais abertamente sobre os assuntos, já que se sente livre para isso.

Pato ou pássaro? O que você enxergar primeiro vai revelar se é mais emocional ou racional

Artigo Anterior

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.