Pessoas inspiradoras

Barbeiro dá desconto para crianças que leem em voz alta para ele durante o corte

barbeiro dá desconto para

O salão de cabeleireiro ou a barbearia não costumam ser os lugares preferidos das crianças, mas isso não significa que os profissionais desses lugares não podem fazer algo para mudar essa realidade. Pelo contrário, qualquer alternativa que torne mais fácil e divertido para as crianças cortarem o cabelo é sempre muito bem-vinda!



Pensando nisso, um barbeiro norte-americano teve uma ideia muito bacana, que está atraindo a atenção para a barbearia Fuller Cut, local onde trabalha, na cidade de Ypsilanti, no Michigan.

O lugar está oferecendo desconto de 2 dólares por corte para as crianças que lerem um livro em voz alta enquanto têm seus cabelos cortados. O valor corresponde a cerca de R$10 de desconto por corte.

barbeiro dá desconto para2


Como as crianças raramente conseguem terminar um livro em apenas um corte, Ryan monitora para que cada uma continue lendo o mesmo livro quando retornarem para um novo corte.

O grande objetivo da iniciativa é estimular a leitura entre os pequenos, para que o hábito não se perca na era tecnológica em que vivemos. Os livros a serem lidos são oferecidos por ele e sempre passam ensinamentos positivos.

Ryan teve essa ideia depois de viajar por algumas cidades como Dubuque (Iowa), Houston (Texas) e Columbus (Ohio), e ver que por lá isso já era comum, e pensou que seria ótimo levar essa iniciativa para sua Ypsilanti também.

barbeiro dá desconto para3


Um dos primeiros pais a levar seus filhos para cortar com Ryan, depois do início do projeto, se animou com os descontos, levou os 3 filhos para fazerem o corte e também doou alguns livros.

Depois disso, a notícia começou a se espalhar pela comunidade, que se encantou pela ideia, e logo a quantidade de jovens clientes começou a aumentar: 

“E foi assim que começou. Não era nada grande. Eu só queria ser responsável (…) Recebemos elogios de professores o tempo todo também”, explicou Ryan ao Huffington Post.

Cartaz que foi colocado na barbearia:


barbeiro dá desconto para6

(Legenda: Programa Leia para um Barbeiro”: Promovendo Educação. Crianças: 1. escolha um livro, 2. leia para o seu barbeiro, 3. receba desconto de $2 de seu corte de cabelo. “É mais fácil construir crianças fortes do que consertar homens quebrados).

Como Ryan atende clientes de todas as origens, faz questão de que os livros sejam muito abrangentes: “Todos os nossos livros têm imagens positivas de afro-americanos, sejam astronautas, atletas ou escritores”, disse ele.

barbeiro dá desconto para4


Quando a barbearia recebe crianças que ainda não sabem ler, Ryan vê que elas sempre se interessam em pegar o livro, nem que seja apenas para olhá-lo. Para ele esse é um sinal positivo, visto que “quando uma criança pensa que é legal ler, isso é um presente”.

Ryan acredita que a leitura pode transformar vidas, e isso é o que motiva o seu trabalho todos os dias:

“Se nós pudéssemos receber as crianças de volta no Fuller Cut como adultos na faculdade e eles nos dissessem: ‘Por causa de vocês que nos fez ler aqui, isso me fez querer ser um escritor ou jornalista’, esse é realmente o objetivo final”.

barbeiro dá desconto para5


Que demais, não é?! Certamente uma atitude que mais lugares poderiam adotar!

O que você achou da iniciativa? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!



O mundo não é dos espertos, mas sim dos honestos

Artigo Anterior

Menina com autismo confunde noiva com cinderela e a sua reação é digna de uma princesa

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.