Basta o cheiro do café para diminuir o estresse, comprova pesquisa científica

Se você é apaixonado por café, deve amar seu aroma, mas sabia que basta o cheiro da bebida para deixar você menos estressado? Foi isso que um estudo sul-coreano descobriu.



O café é uma paixão não apenas dos brasileiros, mas de pessoas do mundo todo. Há muitos anos, ele faz parte de nossa rotina, seja coado em casa, para um café da manhã tranquilo em família, ou vendido em cafeterias para trabalhadores da cidade grande, que estão sempre com pressa.

Entretanto, apesar de o perfil das pessoas que consomem café ser muito variado, a bebida continua encantando o nosso paladar, ajudando-nos a despertar para um dia de responsabilidades ou mesmo servindo de motivo para reunirmos os amigos para uma conversa sobre a vida.

O café é uma bebida que conquista corações, e um dos principais motivos para isso está no seu aroma único e inconfundível.


Quando sentimos o cheirinho de café, o paladar se abre e somos preenchidos pela vontade de aproveitá-lo. Não é à toa que muitas pessoas não conseguem começar o dia sem uma xícara de café.

E uma notícia muito interessante, vinda da ciência, comprova que o café nos ajuda a viver mais relaxados.

Pesquisadores da Seoul National University, na Coréia do Sul, fizeram um estudo sobre os efeitos do aroma do grão de café no cérebro de ratos machos estressados ​​pela privação do sono e obtiveram resultados muito interessantes.

Os pesquisadores expuseram ao aroma do café tostado quatro grupos de ratos e depois analisaram os efeitos dessa exposição através de análises genéticas e de proteínas no tecido cerebral dos roedores. Os ratos foram divididos nos seguintes grupos:  1 – grupo controle, 2 – grupo induzido ao estresse após passar 24h sem dormir, 3 – grupo exposto ao aroma do café, mas sem experiência com o estresse, e 4 – o grupo que foi induzido ao estresse e recebeu o aroma dos grãos.


Os resultados obtidos pelos pesquisadores revelaram que o aroma do grão de café torrado altera os níveis de expressão de mRNA e de proteína do cérebro dos ratos. Em outras palavras, os animais experimentaram menor nível de estresse.

Essa pesquisa, de acordo com o publicado pelos profissionais envolvidos, forneceu, pela primeira vez, pistas sobre as atividades potenciais de antioxidantes ou relaxamento do estresse do aroma do grão de café.

Muito interessante, não é mesmo? Apesar de este estudo ter sido realizado apenas com ratos, muitas pessoas atestam esses benefícios em si mesmas.

Você é uma delas?

Então comente abaixo e compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais!

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.