Comportamento

Bebê nasceu sem os olhos e a mãe o abandonou porque não podia cuidar dele

capa site Bebe nasceu sem os olhos e a mae o abandonou porque nao podia cuidar dele
Comente!

A mãe do menino ficou sabendo de sua condição no final da gestação, e concluiu que não era capaz de fornecer os cuidados necessários ao filho.

A gravidez é um processo que modifica a forma como as pessoas se reconhecem, trazendo uma enxurrada de hormônios e até mesmo o deslocamento de alguns órgãos. Por mais biológico que seja, sabemos que, na sociedade atual, não é apenas isso que faz com que as famílias ofereçam os cuidados necessários às crianças.

Muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social ou econômica estão muito aquém do necessário para oferecer aos filhos o que eles precisam. A falta de apoio do estado, fornecendo acompanhamento familiar e educação sexual aos jovens, acaba contribuindo para esse cenário, no qual muitas se veem forçadas a abandonar as crianças ou abortá-las (clandestinamente, na maioria das vezes).

Políticas públicas voltadas para ajudar mulheres adultas e jovens que se sentem pressionadas pela maternidade compulsória ou até mesmo sem saída ao descobrir uma gravidez indesejada são urgentes em muitos países. Mas também os debates sobre abandono paterno e vulnerabilidade econômica das mulheres em idade reprodutiva devem causar desconforto tanto nas autoridades quanto na própria sociedade.

Em Tomsk, na Rússia, o abandono de um bebê de 6 meses repercutiu no mundo todo. O caso aconteceu em 2019, mas até hoje é compartilhado nas redes sociais, fomentando debates acerca da ética da mãe e do papel da própria comunidade no auxílio de mulheres e crianças.

Alexander K, também chamado de Sasha, nasceu em Tomsk, na Rússia, em abril de 2019, filho biológico de uma adolescente. A maternidade antes do esperado fez com que a jovem, que não teve o nome divulgado pela mídia, optasse por não criar a criança, já que não se sentia preparada o suficiente para lidar com as questões de saúde do bebê.

2 Bebe nasceu sem os olhos e a mae o abandonou porque nao podia cuidar dele

Direitos autorais: reprodução YouTube/ The Siberian Times

Sasha possui uma rara doença que faz os olhos se desenvolverem de maneira anormal, e no seu caso, nasceu sem eles. Identificada pelos médicos no final da gravidez, a condição é tão complexa, que fez com que a mãe optasse por abrir mão de sua criação, já que não se sentia preparada o suficiente para lidar com a doença.

A escolha foi muito criticada, principalmente porque, pelo pouco que se sabe da mãe biológica, ela também cresceu num orfanato, mas mesmo assim achou que sua criação e suas condições não seriam suficientes para suprir as necessidades da criança, mostrando que preferia abrir mão da maternidade a oferecer ao pequeno uma realidade imprópria.

De acordo com informações do jornal The Siberian Times, os médicos não identificaram outras deficiências em Sasha, por isso o descrevem como “completamente saudável”. Além da visão, dois cistos benignos na testa da criança também foram detectados e removidos, mas não lhe causariam nenhum problema futuramente.

3 Bebe nasceu sem os olhos e a mae o abandonou porque nao podia cuidar dele

Direitos autorais: reprodução YouTube/ The Siberian Times

A pediatra Tatiana Rudnikovich disse que o menino passou por um check-up completo, e nenhum exame apontou irregularidades, o que mostra que é uma criança saudável. Quando a notícia foi veiculada, a pessoa mais próxima de Alexander era uma enfermeira do orfanato infantil, justamente a mulher que o levou a São Petesburgo para os médicos implantarem pequenas órbitas no lugar dos seus olhos, o que garante que nenhuma deformação acometerá sua face ao longo dos anos.

Até o momento, não existem avanços na medicina que possam oferecer a Sasha a capacidade de enxergar, mas nunca se sabe como será isso no futuro. Além dele, há apenas outros dois casos documentados de bebês que nasceram sem olhos ou com desenvolvimento abaixo do esperado no mundo.

Depois que a notícia ganhou o planeta, em questão de meses, Alexander conseguiu um lar. A família era de uma cidade diferente, e a equipe do orfanato não ofereceu mais nenhuma informação sobre ela.

Comente!

Segundo os astros, essas são as mulheres mais antipáticas do zodíaco. Ninguém as tolera!

Artigo Anterior

“Eu não tenho amigos, e é assustador admitir isso.” Desabafo sobre solidão viraliza nas redes

Próximo artigo