Benefícios das atividades físicas aeróbias para melhorar os níveis de estresse físico e psicológico:

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Benefícios das atividades físicas aeróbias para melhorar, recuperar e manter os níveis de estresse físico e psicológico em pessoas em estado de estresse elevado e sedentarismo.



Quando uma pessoa está em estado de estresse, tanto psicológico quanto físico, somado a este quadro um sedentarismo de atividades físicas sistematizadas, aquelas como uma caminhada diária, uma corrida ou aquelas prazerosas pedaladas na bicicleta ao ar livre, tende-se a aumentar estes níveis de estresse com o passar do tempo junto com a manutenção deste sedentarismo e falta destas atividades.

Antes devemos considerar que sedentarismo, sobre tudo, significa que não realizamos atividades físicas onde tenhamos uma transpiração continua e prolongada, por minimamente um tempo de 30 minutos diários, bem como, saber que neste tempo e atividades, nosso corpo produz adrenalina, noradrenalina, serotonina e reduz o hormônio do estresse, o cortisol. E a não prática de atividades físicas e manutenção de quadro sedentário, não produzirá tais elementos hormonais positivos (adrenalina, serotonina, etc) e aumentará a produção dos negativos (cortisol).

OS BENEFICIOS DAS ATIVIDADES AEROBIAS - FOTO 01


Atividades aeróbias como caminhadas, corridas, pedalar numa bicicleta, naqueles horários onde temos disposição em realizá-las e que não prejudica ou conflita com nossas obrigações e atividades laborais, são grandiosamente benéficas para a saúde humana! Entretanto, em casos específicos onde uma pessoa encontra-se em estado de grande estresse físico e psicológico, somado a este quadro pessoal um grande sedentarismo, uma grande falta de atividades físicas, nosso corpo tende-se a aumentar naturalmente o hormônio cortisol, responsável pelo estresse no sistema orgânico hormonal e estendendo-se para todos nossos níveis de saúde.

Ao tomarmos a iniciativa de buscar e procurar realizar tais atividades físicas aeróbias, este pequeno e fundamental “primeiro passo”, é muito mais que isso! É essencial para iniciar a mudança no quadro de estresse para iniciar o retorno da saúde física e mental! Tudo começa na decisão e escolha por um programa de atividade física substituindo o sedentarismo, a preguiça, a paralisação de nosso corpo para movimentar-se para melhorar nosso corpo, nossa saúde, nossa mente, nossa vida. Isso é primordial para iniciar a mudança no quadro de estresse, este essencial primeiro passo.

É provado pelos mais diferentes órgãos e ramificações das ciências médicas e desportivas, bem como da fisiologia humana, os benefícios das práticas de atividades físicas aeróbias e, claro, também as anaeróbias, porém nosso foco são as aeróbias. Aquelas onde necessitamos mais da respiração, do oxigênio para suas realizações… Algumas chamadas também de atividades naturais como andar/caminhar, correr, trotar, etc…


Contudo, no que tange o específico caso de estresse físico e psicológico, existe ainda um crescimento gradual sobre pesquisas e estudos dos benefícios para estas pessoas relativos à prática de atividades físicas aeróbias no combate ao estresse. Um fato é consensual: são benéficas para a saúde humana desde que respeitadas algumas regrinhas básicas em respeito ao nosso corpo e condição física atual.

Podemos afirmar que ao iniciarmos um programa de atividade física aeróbia, estando-nos em quadro ou estado de estresse físico e psicológico, logo nos primeiros momentos após a iniciação, nas primeiras semanas, a diminuição dos níveis hormonais do cortisol acontece de forma muito relativa e porque não drástica.

O resultado imediato disso, logo nestes primeiros momentos, se dá nas melhorias (ou retorno) dos níveis saudáveis de nosso organismo. Outros benefícios também aparecem no nosso humor, no nosso sono, no apetite, e sobre tudo na celebração da alegria e felicidade tanto pessoal quanto sobre o mundo ao redor. Ficamos mais felizes, mais alegres, mais “leves”, nosso astral muda repentinamente.

Nos momentos seguintes após este primeiro momento é fundamental a manutenção destas atividades físicas aeróbias para mantermos a queda, diminuição do estresse, a queda na produção do cortisol e o aumento dos níveis orgânicos de nossa saúde até chegarmos num dado ponto onde foi praticamente diminuído inteiramente nosso estresse e nossa vida, notoriamente, evidencia-se numa mudança positiva.

Portanto, caso você encontra-se em estado de estresse físico e psicológico e em grande sedentarismo, levante-se e busque a prática de atividades físicas aeróbias!

Caminhar no bosque, no campo, correr ou pedalar na bicicleta em locais específicos para assim você iniciar o processo de diminuição do estresse e aumento e melhoria da saúde física e mental, são algumas das formas mais eficazes para sair de quadros de estresse pessoal e ainda ganhar altos valores de saúde em nosso corpo, mente e espírito!

OS BEBEFICIOS DAS ATIVIDADES AEROBIAS - FOTO DE CAPA E FOTO 02

Importante antes de tudo termos em mente que para iniciarmos tais atividades é fundamental buscarmos uma avaliação médica, cardiológica, ortopédica e nutricional para podermos realizar as atividades físicas de forma saudável, alegre e sem risco para nossa saúde orgânica. Também é essencial buscarmos orientações de um profissional de Educação Física ou Orientador Físico para que tenhamos traçados o “roteiro” de forma adequada para realizar nossa caminhada, nossa corridinha ou nossa pedalada na bicicleta sem nenhum tipo de risco de lesões ao nosso corpo, aos nossos músculos, ossos, articulações e sistemas orgânicos.

Enfim, se você encontra-se em quadro de estresse e está em sedentarismo, levante-se e sacuda a poeira do estresse e preguiça e comece a caminhar, ou correr ou pedalar para colher os frutos e benefícios saudáveis das destas práticas e para sair definitivamente desta situação e quadro desconfortável e de doença. Para rumar e construir uma vida cheia de alegrias, disposição física e mental e acima de tudo, com a saúde em dia e certeza da vitória com todos os benefícios colhidos com as práticas das atividades físicas orientadas para melhoria de sua vida, e assim, melhorar também a vida dos que estão ao seu redor, assim, além de tudo, estará construindo harmonicamente sua vida junto com o mundo.

Mexa-se!

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