publicidade

Bióloga Brasileira ajudou a salvar a arara-azul da extinção com trabalho incrível!

Há quase 30 anos, Neiva Guedes dedica-se à preservação da arara-azul, e seu trabalho ajudou a tirar a ave da lista de animais ameaçados de extinção.



Neiva Guedes é uma bióloga, pesquisadora e professora sul-mato-grossense que está fazendo história. Há quase 30 anos, ela executa um projeto de sua autoria que ajudou a tirar a arara-azul da lista de animais em extinção.

Mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia, Neiva é presidente do Instituto Arara Azul, criado em 2003, que promove a conservação da biodiversidade. O instituto desenvolve iniciativas de proteção ambiental, entre eles o Projeto Arara Azul, que existe há 26 anos no Pantanal e mantém as populações viáveis de araras-azuis livres no seu ambiente natural.


O trabalho de Neiva com os psitacídeos, a ordem de aves que reúne mais de 360 espécies, dentre elas as araras, é referência mundial. Tudo começou com um projeto de mestrado, mas o amor da bióloga pelos animais fez com que também se tornasse um projeto de vida, como contou ao jornal O Pantaneiro.

Ao National Geographic, Neiva disse que seu trabalho também envolve a conscientização de pessoas que dividem espaços com essas araras acerca de uma convivência harmoniosa. Também destacou que “é muito bacana a vida do pantaneiro tradicional” junto da natureza, o que ela considera um privilégio.

Também contou que, se tivesse apenas colhido os dados para o mestrado, talvez fosse o fim da arara-azul, mas que o compartilhamento de seus aprendizados com outras pessoas foi muito importante para essa conquista.


A missão de vida de Neiva está ganhando mais visibilidade nacional depois de sua indicação ao prêmio “Faz Diferença”, uma iniciativa do Jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Sociedade/Ciência e Saúde.

Recentemente, Neiva também recebeu outra homenagem muito especial, ela virou personagem da Turma da Mônica em um card oficial da Maurício de Sousa Produções.

A imagem faz parte do projeto “Donas da Rua da Ciência”, criado pela empresa para manter vivas as histórias de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com seus trabalhos. Bertha Lutz, Marie Curie, Katherine Johnson, Ada Lovelace e Katie Bouman são algumas cientistas já homenageadas pelo projeto.

Ao G1, Neiva disse que se sentiu muito honrada e feliz com o reconhecimento do seu trabalho. O trabalho da pesquisadora é impressionante; preservar a vida da arara-azul é valorizar a natureza e ajudar a construir um mundo melhor para todos.

Neiva merece todo o reconhecimento e respeito por essa missão tão especial e importante.

Compartilhe sua história nas redes sociais!

 

 Direitos autorais da imagem de capa: reprodução/Instituto Arara Azul.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.