Bloquinho de carnaval infantil no Pará homenageia os animais da Amazônia há mais de 40 anos!



O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do nosso país! As celebrações acontecem de Norte a Sul do Brasil, cada qual com suas próprias tradições.

Todos os anos, quando chega a época do Carnaval, um sentimento de alegria e união parece unir os brasileiros, desde aqueles que saem para os bloquinhos de rua até os que preparam os lindos desfiles, que são conhecidos mundialmente.

A cada ano, os brasileiros parecem inovar ainda mais nas fantasias, que sempre homenageiam tradições do país ou momentos da atualidade e trazem muitos sorrisos e momentos felizes ao lado de amigos e familiares.

As comemorações mais conhecidas são as das principais cidades do país, mas existe uma tradição no interior do Pará que é tão especial quanto, e certamente vai ganhar o seu coração!

O bloquinho infantil “O Cordão da Bicharada”, da comunidade Juaba, existe desde 1975, e todos os anos traz uma comemoração muito especial, que homenageia os animais amazônicos!

Todos os anos, no Carnaval, as crianças usam fantasias realistas dos animais da Floresta, é realmente um show à parte. Essa grande ideia surgiu do Mestre Zenóbio, que em sua adolescência decidiu que queria criar uma celebração particular da festa tradicional, valorizando os animais.

Ele é o responsável por confeccionar as fantasias das crianças e usa materiais da região como mão-de-obra. Apesar de não ter o apoio do poder público, O Cordão da Bicharada continua existindo, porque como diz Zenóbio: “Não pode arranjar justificativa” para deixar de manter a cultura popular.



A comemoração é aberta a todos que se interessarem e já chegou a contar com 120 foliões, que são inspirados pela grande mensagem de toda a festa: a celebração da natureza e dos animais.

Veja algumas fotos sobre a comemoração abaixo:

Lindo demais, não é?! Uma iniciativa que precisa ser conhecida por cada vez mais pessoas!

Se você gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos e já comecem a se planejar para conhecer essa linda festa de Carnaval!


Direitos autorais da imagem de capa: Divulgação / Facebook






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.