Pessoas inspiradoras

Bonecas com lenço na cabeça estão ajudando crianças com câncer a sorrir de novo

viralbonecas com lenço

Uma iniciativa muito especial está transformando a vida de crianças com câncer, na Espanha.



As crianças diagnosticadas com câncer começam a enfrentar uma grande batalha na vida desde muito cedo. É difícil para nós imaginarmos tudo aquilo que elas enfrentam, mas podemos ter uma ideia das coisas de que são privadas e de todos os momentos especiais que deixam de viver junto da família e dos amigos.

Comumente, elas acabam perdendo a própria infância, pois são privadas da liberdade de brincar e viver sem preocupações, porque desde cedo precisam ter muita responsabilidade e duras tarefas a serem cumpridas todos os dias.

Enfrentar uma doença tão séria quanto essa pode causar grande tristeza e isolamento nos pequenos e, em muitos casos, o máximo possível a se fazer por essas crianças é lhes oferecer conforto e felicidade, como as muitas iniciativas que têm como prioridade transformar a vida delas de alguma maneira.


Uma dessas iniciativas vem da Fundação espanhola Juegaterapia que, entre outros projetos, lançou uma coleção de bonecas realmente especiais, cujos recursos serão doados a projetos que ajudam os pacientes com câncer pediátrico.

viralbonecas com lenço2

As bonecas se chamam Baby Pelones e, em pouco tempo, alcançaram muito sucesso. Elas são tão especiais porque possuem uma característica única: a semelhança com as crianças que lutam contra o câncer.

Assim como elas, as bonecas também não têm cabelo, e usam lenços coloridos na cabeça, que foram desenhados por artistas como Alejandro Sanz, Shakira e Rick Martin.


viralbonecas com lenço3

Confira um vídeo abaixo (em espanhol) publicado no site da Juegaterapia, que explica mais sobre a história das bonecas e a popularidade que vêm alcançando:

As bonecas, além de gerar grande identificação por parte das crianças, o que estimula sua autoestima e lhes devolve sorrisos, também conscientiza a sociedade sobre o câncer infantil.

A ideia deu muito certo e as bonecas começaram a receber apoio de famosos que contribuíram para que elas pudessem ser distribuídas em vários países, como Espanha, Itália, México, Portugal, Argentina, Colômbia e Brasil.


viralbonecas com lenço4

Em 2019, o FC Porto (Portugal) celebrou o Dia Mundial do Cancro Infantil, em parceria com a Fundação Juegaterapia, numa ação de conscientização sobre a luta das crianças que padecem da doença, conforme divulgado no site oficial do time.

No jogo contra o Vitória de Setúbal, todas as crianças que acompanharam os jogadores à entrada no campo carregaram uma Baby Pelone nas mãos.

viralbonecas com lenço5


Aqui no Brasil, a Juegaterapia promoveu uma ação com o cantor Carlinhos Brown, para o Hospital Martagão Gesteira, em Salvador (BA), em 2018.

“Estou como mobilizador dessa parceria e sou muito agradecido pela oportunidade de vivenciar o trabalho de extrema eficiência que o Martagão tem estabelecido”, disse Brown ao jornal A Tarde.

viralbonecas com lenço6

Uma grande iniciativa, que apoia as crianças em todas as etapas, desde a criação das bonecas, que se tornam suas grandes amigas, até na reversão do lucro para a criação de jardins, playgrounds e outros espaços dedicados a melhorar a vida dos pequenos.


Esse tipo de ação merece toda gratidão e reconhecimento.

Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

 

Direitos autorais da imagem de capa: reprodução Instagram. Direitos autorais das imagens 2 e 3: enfermero_pelon. Direitos autorais da imagem 4: divulgação. Direitos autorais da imagem 5: FC Porto. Direitos autorais da imagem 6: Adilton Venegeroles/A Tarde.


Sorria mais, afaste-se de pessoas negativas e agradeça por tudo o que tem!

Artigo Anterior

Separação não é tragédia, viver infeliz num relacionamento é tragédia

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.