5min. de leitura

Bonecas com lenço na cabeça estão ajudando crianças com câncer a sorrir de novo

Uma iniciativa muito especial está transformando a vida de crianças com câncer, na Espanha.



As crianças diagnosticadas com câncer começam a enfrentar uma grande batalha na vida desde muito cedo. É difícil para nós imaginarmos tudo aquilo que elas enfrentam, mas podemos ter uma ideia das coisas de que são privadas e de todos os momentos especiais que deixam de viver junto da família e dos amigos.

Comumente, elas acabam perdendo a própria infância, pois são privadas da liberdade de brincar e viver sem preocupações, porque desde cedo precisam ter muita responsabilidade e duras tarefas a serem cumpridas todos os dias.

Enfrentar uma doença tão séria quanto essa pode causar grande tristeza e isolamento nos pequenos e, em muitos casos, o máximo possível a se fazer por essas crianças é lhes oferecer conforto e felicidade, como as muitas iniciativas que têm como prioridade transformar a vida delas de alguma maneira.


Uma dessas iniciativas vem da Fundação espanhola Juegaterapia que, entre outros projetos, lançou uma coleção de bonecas realmente especiais, cujos recursos serão doados a projetos que ajudam os pacientes com câncer pediátrico.

As bonecas se chamam Baby Pelones e, em pouco tempo, alcançaram muito sucesso. Elas são tão especiais porque possuem uma característica única: a semelhança com as crianças que lutam contra o câncer.


Assim como elas, as bonecas também não têm cabelo, e usam lenços coloridos na cabeça, que foram desenhados por artistas como Alejandro Sanz, Shakira e Rick Martin.

Confira um vídeo abaixo (em espanhol) publicado no site da Juegaterapia, que explica mais sobre a história das bonecas e a popularidade que vêm alcançando:

As bonecas, além de gerar grande identificação por parte das crianças, o que estimula sua autoestima e lhes devolve sorrisos, também conscientiza a sociedade sobre o câncer infantil.

A ideia deu muito certo e as bonecas começaram a receber apoio de famosos que contribuíram para que elas pudessem ser distribuídas em vários países, como Espanha, Itália, México, Portugal, Argentina, Colômbia e Brasil.

Em 2019, o FC Porto (Portugal) celebrou o Dia Mundial do Cancro Infantil, em parceria com a Fundação Juegaterapia, numa ação de conscientização sobre a luta das crianças que padecem da doença, conforme divulgado no site oficial do time.

No jogo contra o Vitória de Setúbal, todas as crianças que acompanharam os jogadores à entrada no campo carregaram uma Baby Pelone nas mãos.

Aqui no Brasil, a Juegaterapia promoveu uma ação com o cantor Carlinhos Brown, para o Hospital Martagão Gesteira, em Salvador (BA), em 2018.

“Estou como mobilizador dessa parceria e sou muito agradecido pela oportunidade de vivenciar o trabalho de extrema eficiência que o Martagão tem estabelecido”, disse Brown ao jornal A Tarde.

Uma grande iniciativa, que apoia as crianças em todas as etapas, desde a criação das bonecas, que se tornam suas grandes amigas, até na reversão do lucro para a criação de jardins, playgrounds e outros espaços dedicados a melhorar a vida dos pequenos.

Esse tipo de ação merece toda gratidão e reconhecimento.

Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: reprodução Instagram. Direitos autorais das imagens 2 e 3: enfermero_pelon. Direitos autorais da imagem 4: divulgação. Direitos autorais da imagem 5: FC Porto. Direitos autorais da imagem 6: Adilton Venegeroles/A Tarde.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.