São ideias e ações como a de Patrick Blanc que nos fazem repensar a forma como nos organizamos e vivemos, especialmente na cidade. O projeto revolucionário deste botânico francês consiste em implementar vegetação em fachadas e paredes de vários edifícios espalhados pelo mundo, criando jardins verticais que alteram a paisagem e a relação entre pessoas e natureza.
Diz Blanc: “Atualmente, 3,5 bilhões de pessoas vivem nas cidades e não têm mais contato com a natureza. (…) Estamos numa época em que todos estão alarmistas, com razão, com a questão do desmatamento, e o excesso de gás carbônico, do aquecimento global. Então eu acredito que é muito importante ter uma imagem positiva da convivência do homem com a natureza nas cidades”.
Le Mur Végétal, o projeto de jardins verticais de Blanc, utiliza um sistema que, depois de instalado, não obriga a grande manutenção. A estrutura é coberta com um feltro especial, em que as plantas são fixadas, que é irrigado com fertilizantes, impedindo as raízes de crescer demais. As plantas são cuidadosamente escolhidas, visto que se devem ambientar às condições do local.
Como pode ver nas fotos abaixo, os jardins verticais podem ser instalados tanto no exterior, nas várias cidades do mundo por onde Blanc passa, como no interior dos edifícios.
São Paulo
San Francisco
Hong Kong
Rio de Janeiro
Todas o site de Patrick Blanc é um regalo pra vista. Lá terá acesso a um mapa atualizado com todos os projetos do botânico francês, incluindo os processos de construção dos jardins.