Pessoas inspiradoras

Brasileira sem movimento dos braços e com dificuldade para andar realiza o sonho de ser maquiadora!

Clélia nunca descobriu o que causou sua deficiência, mas sempre mostrou habilidades manuais, mesmo sem o movimento dos braços.



Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Pode ser motora, auditiva e/ou visual, sendo que a dificuldade para enxergar é o tipo que mais incide na população.

Com tantas pessoas deficientes, não deveria ser um choque compreender a existência delas, que lutam para viver de forma digna e plena, assim como as demais pessoas. Mas ainda é necessário visibilizar essas pautas, principalmente nos meios de comunicação, para que todos compreendam que existem inúmeros corpos que fogem do padrão considerado comum.

A mineira Clélia Rodrigues, desde a infância, sempre demonstrou ter muitas habilidades manuais, gostava de escrever, desenhar, colocar a linha na agulha, mas sem usar as mãos.


A família recebeu o diagnóstico de que ela tinha artrogripose congênita múltipla, que não se trata de uma doença, como esclarece o ortopedista pediátrico Rafael Yoshida, mas de um sinal clínico de outras doenças.

A jovem tem as mãos, mas sua condição clínica faz com que não consiga movimentá-las, além de ter dificuldades para caminhar. Para tudo o que se usa as mãos, Clélia usa a boca.

Na reportagem da BBC, ela conta que na infância sempre era a primeira a terminar de copiar o conteúdo do quadro. Sempre teve grande prazer em cozinhar, mesmo encontrando dificuldades para cortar os alimentos, mas acabou se apaixonando pela maquiagem, tanto que virou sua profissão.

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.


Mostrando sua rotina e seus trabalhos, Clélia tem cerca de 400 mil seguidores no TikTok e quase 70 mil no Instagram; sempre recebe feedback positivo de suas artes na pele das clientes.

Dos 15 aos 24 anos, a jovem usou tudo o que tinha aprendido, vendo a mãe trabalhar em salões de beleza, como hobby. Ela começou a maquiar as próprias amigas, que não estranharam o fato de ela usar a boca para segurar os pincéis, até porque tudo o que fazia era sem usar as mãos.

Quando se deu conta de que poderia trabalhar com maquiagem, a mãe a ajudou, indicando as primeiras clientes. Depois disso, Clélia começou a postar seu trabalho no YouTube e no Facebook, fazendo produções em si mesmas e noutras pessoas.

Os vídeos não tiveram tanta repercussão, mas foram suficientes para atrair a atenção de outras maquiadoras, que a convidaram para fazer cursos.


Todo o seu material de trabalho precisa ser adaptado, para que a boca não entre em contato com os produtos. A esponja é colocada na ponta de um cabo longo, o batom é aplicado com pincel, e tudo o que precisa ser aplicado com as mãos, como creme, ela pede ajuda das próprias clientes. Ao invés de simplesmente pensar que não consegue, ela prefere se adaptar da maneira que pode.

Direitos autorais: reprodução TikTok/@cleliarodriguesmakeupp.

Assim que o trabalho começou a lhe render um bom dinheiro, Clélia e o marido descobriram sua gravidez. A gestação era um milagre, já que os médicos já haviam lhe dito que seu corpo era incapaz de gerar uma criança.

Porém a maquiadora precisou passar os nove meses de repouso, já que a barriga era muito grande e prejudicava ainda mais sua mobilidade.


A filha Yasmin nasceu no começo de 2020, e logo veio a pandemia, que exigiu que a maquiadora continuasse longe do trabalho. Como usa a boca para maquiar, ela não consegue usar a máscara de proteção, deixando todos no ambiente vulneráveis ao contágio pelo vírus.

 

@cleliarodriguesmakeupp##DançarTbConta ##tiktokbrasil ##fyy ##viraliza ##maquiagemtutorial ##fy ##fyp ##maquiagem ##pravoçe ##viralizae ##famosas_de_tiktok♬ Dream Girl – Ir Sais


Enquanto aguarda o fim da pandemia, Clélia se aprimora no uso das redes sociais, e usa o nariz para escrever e editar os próprios vídeos, que ultrapassam 10 milhões de visualizações.


Assim que for possível, a jovem pretende dar palestras sobre maquiagem, não apenas sob a óptica técnica, mas também pessoal, buscando inspirar as pessoas a serem o que quiserem.

O que achou desta história?

Comente abaixo e compartilhe-a nas suas redes sociais!


Lendo o jornal, mulher descobre que ex-marido tinha outra família: “Dizia que estava fazendo hora extra”

Artigo Anterior

Para estes 4 signos, qualquer comentário pode ofender. Eles levam tudo para o lado pessoal!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.