Pessoas inspiradoras

Brasileiro de apenas 17 anos ganha medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Física!

O gênio brasileiro disputou com mais de 300 estudantes e teve um desempenho incrível, que com certeza lhe abrirá muitas portas!



Caio Augusto Siqueira da Silva, um jovem de Ribeirão Preto (SP), de apenas 17 anos, conseguiu um feito incrível recentemente. Segundo informações do G1, ele conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física (IPhO), considerada uma das competições estudantis científicas mais importantes do mundo.

Caio conquistou a vaga para a competição vencendo a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), em 2019.

Competindo com 380 participantes, de 76 países, entre eles China, Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos, o brasileiro conquistou a pontuação máxima, sendo o representante nacional com a maior nota na competição, que existe há mais de 50 anos.


Direitos autorais: reprodução/YouTube.

Depois de dois anos de muito estudo em meio à pandemia, o jovem, que vive em Santo André (SP) e participou representando o Colégio Objetivo, de São Paulo, celebra a conquista enquanto faz planos de estudar numa universidade estrangeira.

Caio contou que se preparou por cerca de dois anos para a competição, seguindo uma rotina de estudos de 13 a 16 horas diárias, mesmo quando estava de férias.

O estudante, que ainda está concluindo o ensino médio, também se dedicou a ler livros de física de autores estrangeiros. Disse ainda que o que o ajudou nesse caminho foi sua vontade de aprender e seguir em frente, mesmo quando se deparava com coisas que não entendia.


Sobre a conquista recente, Caio disse que se divertiu bastante, independentemente da medalha, porque deu o seu máximo, por isso se sente feliz e realizado. A medalha de ouro foi uma grande conquista para o jovem estudante, mas está longe de ser a única. Aqui estão algumas conquistas do paulista:

Medalhas de ouro

Olimpíada Internacional de Física (2021)

Olimpíada Internacional de Ciência Júnior (2019)


Olimpíada Brasileira de Física (2019 e 2020)

Olimpíada Paulista de Física (2019)

Olimpíada Brasileira de Ciência (2019)

Medalhas de prata


Olimpíada Brasileira de Física (2018)

Olimpíada Nacional de Ciências (2018 e 2020)

Fase classificatória do Torneio Internacional de Jovens Físicos (2019 e 2021)

Medalhas de bronze


Olimpíada Brasileira de Matemática (2015 e 2016)

Olimpíada Paulista de Física (2017)

Direitos autorais: arquivo pessoal.

Para Ronaldo Fogo, professor de física que prepara alunos para competições como essa há mais de 20 anos e treinou Caio, essa conquista serve como inspiração para outros jovens e mostra que os estudantes brasileiros podem se igualar aos de países de primeiro mundo, basta-lhes apenas incentivo e estrutura.


Com todas as conquistas, Caio pretende despertar a atenção de universidades, como Harvard, Princeton e especialmente o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), pois é onde o estudante deseja cursar ciência da computação.

Ronaldo está otimista quanto a isso e afirmou que alunos que conseguiram medalhas na Olimpíada Internacional de Física costumam ser buscados por grandes instituições de ensino. Enquanto espera esse próximo capítulo da sua vida, Caio segue confiante em que tudo é possível. Parabenizamos o jovem e lhe desejamos muito sucesso em sua caminhada nos estudos!

Este jovem já arrecadou mais de R$ 480 mil para vendedores ambulantes afetados pela pandemia!

Artigo Anterior

Emocionado, filho de Shaolin conta que filha nasceu com os traços do avô: “É tudo parecido, é surreal”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.