Pessoas inspiradoras

Brasileiro que cresceu na favela e catou latinhas na rua cria empresa de sucesso internacional

A jornada de sucesso desse brasileiro certamente inspirará você. Confira-a!



Histórias de pessoas que começaram de baixo e conseguiram alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais, construindo vidas bem-sucedidas e felizes, são sempre grandes inspirações que nos motivam a acreditar em nós mesmos e em nosso potencial.

Hoje trouxemos uma dessas histórias para motivar você neste momento tão complicado, que estamos vivendo. Geraldo Rufino hoje em dia é um dos empresários mais bem-sucedidos do país. Ele é dono da JR Diesel, empresa considerada a maior da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos.

Hoje sua vida é muito tranquila, mas ele precisou batalhar muito para chegar aqui. Em uma entrevista ao Sebrae, ele contou um pouco da sua história. Quando tinha 4 anos, mudou-se para São Paulo e passou a viver em um barraco na favela do Sapé, com a família.


Aos 7 anos, perdeu a mãe, que considera sua maior mentora, por ensinar-lhe a base para desenvolver um comportamento empreendedor e preocupado com as pessoas.

Depois de sua morte, ele começou a juntar latinhas nas ruas, consciente de que poderia mudar sua situação, dedicando-se bastante.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@geraldoarufino.

Com 13 anos, Geraldo começou a “empreender no CNPJ de outro”, trabalhando em uma empresa que não era sua, onde permaneceu até os 30 anos.


Lá, ele passou por desafios, como a falta de confiança de muitas pessoas e comentários negativos. Entretanto, isso não o abalou, já que afirma enxergar os desafios da vida como “degraus” que o levarão mais alto.

Geraldo continuou a acreditar em si mesmo, teve boas oportunidades e comprou dois caminhões com os irmãos. Perderam os dois veículos em acidentes, ficaram só as peças, que eles venderam para pagar as dívidas.

Dessa situação, ele conseguiu criar um negócio de reciclagem de peças, que mudou sua história e lhe possibilitou contar sua história a muitas pessoas.

Geraldo diz acreditar que nascemos com dons e que somos “seres de luz”, cujo poder de aprendizado não conhece limites. Para ele, todos temos a mesma capacidade mental e podemos mudar nossos caminhos.


Direitos autorais: reprodução Instagram/@geraldoarufino.

Ele acrescentou que precisamos enxergar as crises como motivação, usá-las para perceber novas oportunidades. O empresário gosta de dizer que nasceu rico, referindo-se aos valores que aprendeu com sua mãe, e que isso o ajudou nos momentos mais difíceis de sua vida.

Sobre começar a empreender depois dos 50 anos, Geraldo acredita que é a mesma coisa do que mais novo, e que tudo começa com o desejo de fazer algo por alguém e fazer a diferença no meio onde se vive, gerando oportunidades. Em sua opinião, não há idade para isso, é preciso apenas atitude.

Que grande exemplo! Esperamos que a trajetória de Geraldo seja uma inspiração para você! Compartilhe o texto em suas redes sociais!


“Nós somos capazes de tudo”, diz primeira vereadora com síndrome de Down do país!

Artigo Anterior

“Conseguimos, pai”: jovem se forma e faz emocionante homenagem a pai engraxate, que a sustentou!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.