Pessoas inspiradoras

Brasileiro que vendia empadas para comprar telescópio arrecada mais de R$ 15 mil e vai pagar curso na Nasa!

Arthur Felipe chegou a construir o próprio telescópio adaptando materiais recicláveis, mas viu sua vida mudar completamente quando conseguiu arrecadar dinheiro suficiente para um curso importante.



A força motriz da vida é o sonho, é apenas através dos nossos desejos mais profundos que conseguimos nos movimentar para alcançar um objetivo; por eles somos capazes de mover céus e terras.

Não importa a idade, todos sempre estamos atrás de algo que possa fazer nossa existência ainda melhor, algo que nos complete e faça com que tudo tenha sentido.

Cada um é tocado de uma maneira, e os sonhos variam de indivíduo para indivíduo. Pode ser um tênis novo, uma viagem, mudar de profissão, conhecer “a” pessoa, ter filhos, reencontrar pessoas queridas… As opções são muitas.


Para Arthur Felipe, de 18 anos, um de seus maiores sonhos sempre foi se tornar astrônomo. Apaixonado pelas estrelas desde os 7 anos de idade, o morador da zona rural de Martins, interior do Rio Grande do Norte, vendia empadas para conseguir comprar um telescópio.

Segundo reportagem do G1, Arthur saía pelas ruas de sua cidade com uma vasilha cheia de salgadinhos para conseguir juntar o dinheiro de que precisava. Arthur Felipe vive com a avó, e os dois precisam do benefício dela para sobreviver, por isso, de origem humilde, era impossível que ela o presenteasse com o telescópio.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@arthur_felipe169.

Ele conta que costumava fazer as empadas de madrugada, cerca de 45, e as vendia pela manhã, e não era apenas os salgados que ele comercializava, também fazia tortas, bolos de pote e pavê.


Ele chegou a construir um telescópio de material reciclável, mas o objeto não tinha um alcance tão grande, afetando tanto os estudos quanto a capacidade do jovem de contemplar as belezas do espaço.

Logo depois que sua história começou a ser veiculada em diversos portais, Arthur conseguiu arrecadar mais de R$ 15 mil para, finalmente, realizar o sonho de investir em sua carreira.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@arthur_felipe169.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@arthur_felipe169.


Este ano, o garoto foi chamado para participar do programa do Luciano Huck, no quadro The Wall. Ele explica que teve uma ótima experiência na emissora e conseguiu ganhar um telescópio, além de dinheiro suficiente para fazer um curso Space Camp, da Nasa.

Tudo veio de maneira inesperada, e o jovem que vendia empadinhas viu sua vida mudar de uma hora para outra, ficando cada vez mais perto do seu sonho. Em sua rede social, Arthur Felipe se diz “astrônomo amador” e recebe muito apoio de fãs e seguidores, que desejam vê-lo alçar voos cada vez mais altos.

O desejo de se tornar astrônomo segue pulsante, o jovem agora cursa Física no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e planeja usar o dinheiro que ganhou para comprar mais equipamentos astronômicos e financiar o curso na Nasa.


Para ajudar crianças pobres a estudar, comunidades constroem mais de 100 escolas com lixo

Artigo Anterior

Com risco de despejo, pai sai às ruas pedindo emprego com os filhos nos braços e recebe inúmeras propostas

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.