Comportamento

BBB 22: Vyni não foi ao programa pelo o um milhão e meio, mas sim para receber afeto

Foto: Reprodução.
Busca de Vyni no BBB nao foi por R 15 milhao mas por um lugar de afeto

A trajetória do brother não atendeu as expectativas de muitos fora da casa. Antes mesmo do programa começar, Vyni já tinha milhares de seguidores em suas redes, todos atentos aos seus passos no jogo.

Em uma edição que foi marcada pelo “tribunal da internet” como sendo algo que não atingiu as expectativas, Vyni foi um dos nomes que mais sofreu com esta questão no BBB 22.

Desde o anúncio de sua participação no reality, o cearense de 23 anos já tinha uma legião de seguidores, que foram atraídos em parte pelo seu carisma, mas muitos espelharam nele expectativas irreais, principalmente de que ele, por ser um homem gay e nordestino, seguiria pelo mesmo arquétipo de um personagem emblemático da edição 21, o Gil do Vigor. A essa altura, Vyni já estava confinado, então nem tinha como saber do caminhão de expectativas despejados sobre ele, após apenas um curto vídeo de apresentação.

A verdade é que a trajetória de Vyni não agradou a maioria dos telespectadores, o que pôde ser sentido antes mesmo de sua eliminação – com 55,87% de rejeição. O público começou a “soltar a mão” de Vinicius assim que ele começou a não corresponder aos desejos que a audiência tinha para ele aqui fora, principalmente ao se aliar ao quatro Lollipop e anular sua presença no jogo para ficar ao lado de outro brother, Eliezer, em uma amizade que o público desconfia que tinha sentimentos a mais da parte de cearense.

Vyni foi de favorito, a decepção até, finalmente ser eliminado e ter a chance de retomar as rédeas de sua narrativa aqui fora. Um fã assumido do programa desde muito antes de entrar na “casa mais vigiada” do Brasil, podemos analisar que embora o seu foco inicial tivesse sido o prêmio, a jornada de Vyni do BBB 22 pode ser resumida na busca de um jovem por receber um pouco de afeto.

Sua aliança com Eliezer, de quem o ex-BBB nutria um forte carinho, foi um claro sinal de que o jovem queria muito esta aceitação, um vínculo para chamar de seu, pois mesmo que fizesse piadas como “nunca namorei por opção dos outros”, Vyni certamente sentia falta de um pouco mais de afeto em sua vida. Esta união dos dois não teria sido um problema se Vyni não tivesse se sublimado para estar com Eliezer: o jovem chegou a pedir um castigo do Monstro, apenas para estar do lado do amigo. Vyni encontrou um pouco de carinho, e não iria colocar aquela sensação boa em risco.

Abandonado pela mãe ainda bebê e criado pela avó, além de suas questões pessoais, Vyni ainda é atravessado pelas dificuldades que homens pretos homossexuais passam para conseguir afeto. Vindo do interior do nordeste, uma área onde o preconceito contra LGBTs ainda é muito forte, Vyni encontrou no programa uma oportunidade de vivenciar coisas que nunca havia conseguido antes. Ele se entregava nas festas e talvez tenha cedido um pouco demais aos seus sentimentos, mas no fim do dia, sua pouca idade nos ajuda a entender um pouco de suas decisões.

ae0c4df0 8507 11ec 9efd 2fe03500d78c

Vyni, Eliezer e Maria conversam em festa no BBB22 (Reprodução Globoplay)

Vinicius foi o oitavo eliminado do BBB 22, uma edição que pode não ter agradado ao grande público, mas que deixa uma lição valiosa: cuidado com as expectativas. O jogo de Vyni tinha sim suas falhas, mas podemos apontar o “início de seu fim” como o fato de milhares de pessoas esperarem que ele seguisse pelo caminho que elas gostariam, ao invés de esperarem para ver como seria sua personalidade dentro da casa. Vyni, entre outros participantes, nunca teve uma chance de fato, pois o imaginário dos telespectadores ainda estava preso às ideias que tinham sobre ele, ao invés de esperar para conhecê-lo de fato.

6231d8fb2ff034282b45232d o U v2

Direitos autorais: Reprodução/Globoplay

Vyni pode ter entrado no BBB 22 pelo prêmio, mas em algum momento seu caminho foi em direção a busca de afetos dentro da casa, algo que foi difícil para ele fora daquele ambiente. De volta ao mundo real, ele ainda lida com uma quantidade de “haters”, pessoas que o acompanham apenas para criticá-los, mas em meio aos seus seguidores existem pessoas que o admiram e que se viram em sua história. E talvez seja daí que ele possa tirar um pouco dessas conexões genuínas que ele tanto ansiava.

0 %