Animais

Cachorro que percorria 3 km até o lixão em busca de comida é adotado por casal em viagem de férias

capa site Cachorro que percorria 3 km ate lixao em busca de comida e adotado por casal em viagem de ferias

Renan e Graziella conheceram Frederico num posto de gasolina, quando viajavam pelo interior de São Paulo de ônibus.

Encontrar animais vagando pelas ruas, infelizmente, é corriqueiro, principalmente em grandes cidades. Nem sempre podemos adotar todos que encontramos e, de maneira geral, acabou se tornando comum fechar os olhos para essa realidade, pois muitos fingem que não estão de frente para seres vivos vulneráveis e indefesos.

Ao mesmo tempo que aumenta a densidade populacional em grandes cidades, crescem os problemas, como a desigualdade social latente. São muitas as famílias que, na esperança de inserir um novo membro na casa, deparam-se com pets com personalidade nem sempre do seu agrado. Mas, ao invés de simplesmente tentar, por uma educação não agressiva e neurocompatível, criar novos mecanismos, assim como fazem com as crianças, simplesmente escolhem abandoná-los.

Ao mesmo tempo que a pandemia fez com que muitas famílias adotassem animais domésticos, dados da Ampara Animal mostram que o abandono cresceu 60%, de julho de 2020 a fevereiro de 2021, escancarando um problema que aparece na estrutura da comunidade, que enxerga essas vidas como descartáveis e banais.

Mas para Graziella Salti Santana, de 25 anos, e o noivo Renan Gregório Bonini, de 30 anos, as relações entre humanos e animais precisam ser pautadas no respeito e na confiança. A história deles com Frederico viralizou nas redes sociais, numa publicação com mais de 568 mil curtidas no TikTok, contando um pouco dessa experiência.

2 Cachorro que percorria 3 km ate lixao em busca de comida e adotado por casal em viagem de ferias

Direitos autorais: reprodução TikTok/ @grazisalti

O casal que é de Mogi das Cruzes viajava de férias pelo interior de São Paulo, quando se deparou com um cachorro abandonado num posto de gasolina. Graziella conta, em sua publicação, que jamais faria vista grossa para o pequeno e indefeso animal, e acabou descobrindo que, todos os dias, ele percorria cerca de 3 km até o lixão da cidade para conseguir alimento.

Eles estavam a mais de 600 quilômetros de casa, mesmo assim decidiram adotá-lo, ainda que precisassem correr com os preparativos da viagem, como comprar a passagem de ônibus do animal, levar ao pet shop, vermifugar, dar remédio contra pulgas e carrapatos, banho, além de comprar todos os itens essenciais para o cachorro em uma viagem, como a caixa de transporte.

3 Cachorro que percorria 3 km ate lixao em busca de comida e adotado por casal em viagem de ferias

Direitos autorais: reprodução TikTok/ @grazisalti

Segundo reportagem do G1, Graziella não registrou as imagens de Frederico com o intuito de compartilhar nas redes sociais, na realidade fez apenas para mostrar à mãe, com quem estava trocando mensagens o tempo inteiro durante a empreitada. Como ela estava dormindo no momento, a jovem fez inúmeros vídeos e outros registros na esperança de que ela acordasse e visse.

Foi só depois de uns dias, já em Mogi das Cruzes, que Graziella decidiu compartilhar o vídeo em seu perfil no TikTok, mas tampouco tinha alguma pretensão com ele, queria apenas mostrar a quem a seguia a história de Frederico. Todas as imagens que tinha feito com o objetivo de guardar como recordação acabaram viralizando, o que a surpreendeu.

4 Cachorro que percorria 3 km ate lixao em busca de comida e adotado por casal em viagem de ferias

Direitos autorais: reprodução TikTok/ @grazisalti

A paixão pelos animais é de longa data; Graziella já se comprometeu em outros momentos com o resgate e o encaminhamento de cães e gatos para adoções responsáveis. A jovem conta que essa proximidade vem desde a infância, e que sempre ajuda como pode, independentemente de onde estiver, comprando comida e água para os que encontra pelas ruas.

5 Cachorro que percorria 3 km ate lixao em busca de comida e adotado por casal em viagem de ferias

Direitos autorais: reprodução TikTok/ @grazisalti

Mas Frederico não é filho único, o casal ainda tem Melissa, uma cachorrinha adotada há cerca de três anos, além de três gatinhas, também adotadas. Para mostrar um pouco do dia a dia dos caninos, criou um perfil no Instagram para os cãezinhos, com fotos e registros adoráveis, que demonstram seu carinho pelos pets.

0 %