Animais

Cachorros com pelos azuis são vistos na Rússia, e isso não é nada bom

Capa Cachorros com pelos azuis sao vistos na Russia e isso nao e nada bom

Existe uma explicação científica para o fato, mas nem por isso as preocupações com os cães azuis são menores!

Uma matilha de rua, que se acredita ter ficado azul por conta de poluição, foi vista perto de uma fábrica abandonada na Rússia. Acredita-se que a estranha coloração dos animais tenha sido causada por resíduos químicos próximos a uma fábrica abandonada da era soviética, na cidade de Dzerzhinsk.

As autoridades locais já se dirigiram para a área a fim de levar os animais para um check-up depois que as fotos apareceram. As informações são do Daily Mail. As fotos perturbadoras dos cães foram tiradas por residentes nas proximidades da fábrica Dzerzhinskoye Orgsteklo, que fechou em 2015 por causa de problemas financeiros.

A grande instalação sediava a produção de substâncias químicas, como ácido cianídrico e plexiglass. O gerente de falências da fábrica, Andrey Mislivets, negou a autenticidade das imagens, alegando que deveriam ser algum tipo de brincadeira ou montagem. Ele disse que os animais de rua podem ter encontrado algum sulfato de cobre, um tipo de produto químico que pode causar inflamação, enquanto vagavam pelos prédios abandonados.

2 Cachorros com pelos azuis sao vistos na Russia e isso nao e nada bom

Direitos autorais: Reprodução Twitter / @russopolit

Vários anos atrás, algo semelhante aconteceu quando cães vadios receberam “tinturas” não naturais, na mesma localidade. Ele acrescentou que ninguém controlava os cães e não foi possível à empresa garantir a captura e esterilização dos animais.

As autoridades da cidade de Dzerzhinsk então pediram permissão para entrar na antiga fábrica. Elas planejam capturar e verificar os cães poluídos nas instalações da era soviética. Um porta-voz do governo disse que foram intensas conversas com os responsáveis pelo local para que os cachorros fossem retirados de lá, esterilizados e passassem por uma bateria de exames para investigar a existência de algo a mais no seu organismo que os houvesse afetado. Nesses exames, também foi procurado esclarecer o porquê de eles ficarem pintados de azul.

O ácido cianídrico e o sulfato de cobre, duas das possíveis substâncias que deram a nova cor à pelagem dos bichos, são conhecidos na indústria química por suas características altamente tóxicas, além da alta reatividade química do ácido e da coloração azulada do sal de cobre, o sulfato de cobre (II).

É bom lembrar o perigo do ácido cianídrico, composto que no passado já foi utilizado em conflitos como arma química.

Para Kelly O’Meara, vice-presidente da Humane Society International, organização global para o bem-estar animal, a estranha coloração dos cachorrinhos é preocupante porque indica que a possibilidade de os animais terem entrado em contato e até mesmo ingerido os compostos químicos tóxicos.

A mulher disse que esse tipo de exposição a produtos químicos pode causar dor intensa para os animais, além de irritação na pele e hemorragia interna, com graves sequelas, além de levá-los à morte.

Segundo O’Meara disse em entrevista à Newsweek, uma parte dos cães já foi localizada e os resultados de seus exames mostra que a saúde deles está satisfatória, ou seja, quaisquer que tenham sido os produtos químicos com que eles entraram em contato, ao menos esse primeiro grupo não teve sua saúde afetada.

Torcemos para que os demais cães atingidos tenham a mesma sorte!

Nas redes sociais, os cãezinhos azulados chamaram muito a atenção! No Twitter, um internauta postou a foto de um deles na estrada nevada, onde o azul incomum de seus pelos chamou mais a atenção ainda!

Alguns comentários a princípio não pareciam entender do que se tratava, perguntando até se os cachorros teriam sido tingidos para alguma situação especial. Outros fizeram piada, dizendo que os cães azuis eram como “bugs” da vida real, ou seja, erros em simulações virtuais, como videogames, quando algo acontecesse muito diferentemente do previsto, como um cachorro azul.

0 %