Animais

Cadela-guia fica eufórica ao encontrar sua tutora e seu bebê recém-nascido minutos depois do parto

Foto: Reprodução
Capa Cadela guia fica euforica ao encontrar sua tutora e seu bebe recem nascido minutos depois do parto

O caso de fofura ocorreu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e as imagens foram registradas pela equipe médica.

A médica obstetra Mariana Bath postou em suas redes sociais imagens que fizeram a internet explodir de fofura. Podemos ver quando a advogada Jéssica de Souza Antonio, de 28 anos, segura a filha recém-nascida Ayla Hausen e reencontra sua cadela-guia Eva. A cena ocorreu logo depois do parto, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e emocionou a equipe médica presente e todos que viram a postagem depois.

De acordo com informações do portal de notícias Zero Hora, Jéssica é paciente de Mariana desde o pré-natal e sempre ia às consultas acompanhada de Eva. A advogada até mesmo solicitou à médica que Eva estivesse com ela no dia em que Ayla nascesse. De acordo com Mariana, Jéssica foi internada já em trabalho de parto e que Ayla chegou a este mundo após um processo de três horas e meia, entre contrações até a saída da criança. E durante todo esse tempo, Eva estava lá, ao lado de Jéssica, dando-lhe apoio.

A médica recordou o momento e era só elogios para a cadelinha. Ela contou que Eva foi muito tranquila durante todo o processo, sempre atenta à sua tutora, observando-a a cada contração.

Segundo Mariana, quando a bolsa da Jéssica se rompeu, Eva sentiu o cheiro do líquido amniótico e o farejou no chão. Parecia tentar entender o que estava acontecendo naquele momento. Do rompimento da bolsa até o nascimento de Ayla, foram apenas 30 minutos. Não houve tempo nem de aplicar anestesia na mãe. Eva só não pôde entrar na sala do bloco cirúrgico onde ocorreu o parto, por conta dos protocolos, mas ficou à porta, aguardando o retorno de Jéssica com o seu bebê.

2 Cadela guia fica euforica ao encontrar sua tutora e seu bebe recem nascido minutos depois do parto

Direitos autorais: Reprodução / Arquivo pessoal

Para o encontro, Ayla foi enrolada ao corpo da mãe e as duas partiram para encontrar Eva, que quando viu a tutora com seu novo neném não conteve sua euforia. A cadela começou a sentir o cheiro e lamber os pezinhos do bebê, emocionando todos os presentes com o seu gesto. A médica se lembra, emocionada, da sensação ao assistir à cena, era como se a cachorrinha agora soubesse que tinha se transformado numa “irmã mais velha”.

A iniciativa Amor em Patas do Hospital Moinho de Vento foi o que possibilitou a Eva estar ao lado de Jéssica naquele momento. O projeto serviu de exemplo para a defesa da legislação estadual sancionada em 2019, sobre a visita de animais de estimação aos donos hospitalizados. No caso de cães-guia, a legislação nacional estabelece que deficientes visuais têm direito a ingressar com seus cães em locais públicos e de uso comum, mas dispensa da obrigatoriedade de permitir o acesso a algumas áreas sensíveis, como hospitais. Mesmo assim, o Moinhos de Vento avalia cada caso para garantir a melhor experiência para o paciente.

3 Cadela guia fica euforica ao encontrar sua tutora e seu bebe recem nascido minutos depois do parto

Direitos autorais: Reprodução / Arquivo pessoal

Uma linda parceria entre cão e humano

A história de Jéssica e Eva fica mais emocionante ao levarmos em conta que a moça é deficiente visual desde o nascimento, mas Eva é seu primeiro cão-guia. O labrador passou a viver com a advogada há três anos e quatro meses.

Quando engravidou, Jéssica e o marido Luciano Hausen não perceberam mudança na rotina da cadela, como se ela não pudesse perceber a gestação de Ayla. Mas cerca de 15 dias antes do parto, Eva começou a dar sinais de que poderia estar compreendendo a chegada de uma nova vida à família.

Jéssica se lembra de que a cadela começou a cheirar e lamber sua barriga, e foi ideia da sua obstetra que Eva estivesse com ela no momento do parto.

Depois do nascimento da pequena, Eva permaneceu com mãe e filha no hospital até receberem alta. Neste dia, Ayla e a cachorra foram presenteadas com bandanas especiais por Mariana. A menina ganhou uma com um desenho de um cachorro. Eva, por sua vez, saiu do hospital usando uma peça com a frase “Virei irmã mais velha”.

4 Cadela guia fica euforica ao encontrar sua tutora e seu bebe recem nascido minutos depois do parto

Direitos autorais: Reprodução / Arquivo pessoal

Jéssica conta que a cadela se tornou ainda mais companheira e entrou no ritmo novo da família: se ela está com a filha no colo, Eva fica no entorno. À noite, quando o casal acorda para atender a bebê, Eva permanece ao seu lado. No dia seguinte, todos estão cansados, inclusive Eva.

Uma história tocante sobre o laço entre cães e humanos!

0 %