ColunistasReflexão

Candy crush: mais que um jogo, lições para a vida…

Candy Crush mais que um jogo lições para a vida

Combinar doces com cores chamativas, cumprir missões, coletar pedidos, pedir vida aos amigos ou ajuda para destravar fases…



Assim é o Candy Crush, um jogo viciante, que conta com milhões de jogadores em todo o mundo.

Apesar disso, o que pouquíssimas pessoas devem ter percebido é que este maravilhoso e inocente joguinho esconde algumas lições de vida muito importantes.

A primeira delas é que, para se atingir o objetivo proposto é preciso, antes de mais nada, ter estratégia. Este lance de combinar docinhos só por combinar não trará benefícios.


Muitas vezes, o próprio jogo sinaliza algumas combinações que podem ser feitas, mas analise bem antes de tomar qualquer decisão. Trazendo isto para a vida real: não desperdice seu tempo e energia com pessoas e situações que nada acrescentam.

A segunda é “a vida sempre dá novas chances”. Cada fase possui cinco vidas ou com um número limitado de movimentos ou com tempo determinado para se alcançar o objetivo proposto.

Assim, se você não conseguiu de primeira, quem sabe na próxima rodada. O importante é não desistir da vontade de avançar seja no jogo ou na vida.

A próxima é muito relacionada à anterior e é “tudo a seu tempo”. Não importa o quanto demore. Cedo ou tarde, haverá uma nova chance. Mas, para isso, é preciso exercitar a paciência.


No caso do jogo, basta aguardar duas horas e meia para ter acesso às cinco vidas novamente.

Você não está sozinho é, talvez, a mais importante das lições que aprendi. Por mais que se pense que está jogando sozinho, haverá sempre um amigo para lhe enviar uma vida ou movimentos extras para aquela fase difícil.

Assim como no jogo, também vale pedir ajuda e, claro, ajudar alguém que precisa. Somos seres humanos e não uma ilha remota do Pacífico.

Além disso, assim como no jogo, atingido um objetivo, passe para o próximo.


A vitória é sempre certa, independente do tanto que demore ou do número de vidas que se tenha gasto.

____________

Direitos autorais da imagem de capa: bizoon / 123RF Imagens


Porque é difícil para algumas pessoas ter confiança no outro e como confiar novamente:

Artigo Anterior

É na solidão que encontramos amparo…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.