Carta para uma amiga com câncer

Minha amiga linda, minha querida amiga. Jamais poderia imaginar você recebendo esse diagnóstico. As primeiras coisas que me vieram à mente foram: como você estaria se sentindo? E seus filhos? E o seu lindo cabelão? Sei que o cabelo é importante para você, como é para quase toda mulher – e um pouco de vaidade não é nenhum pecado.

Mas, vamos lá. Força e fé. É o que posso desejar. E também estas palavras

Tratamento

Procure aceitar o diagnóstico e enfrentar o tratamento, que sabemos que não será fácil. Assim ele funcionará melhor. Desconfie de propagandas que tentam vender curas milagrosas, tanto com ervas, medicamentos, cirurgias ou seja lá o que for, principalmente as que prometem curar todo tipo de câncer com a mesma fórmula mágica. A cura existe e é possível, mas é individualizada para cada tipo de câncer e de paciente. Vem de tratamentos médicos de muitos anos de estudo e não como algo milagroso e mirabolante. Confie nos seus médicos e siga os tratamentos recomendados.


Alimentação

Tente não emagrecer muito. Agora não é o momento de correr em busca de um corpo magro, mas sim saudável e forte. Por isso, alimente-se bem, preferindo alimentos saudáveis e nutritivos. É normal e esperado sentir menos fome. Mas procure garantir pelo menos um consumo adequado de proteínas.


Tempo

Trabalhe menos. Passe mais tempo com as pessoas que ama. Aproveite o tempo com sua família e amigos. Peça e aceite ajuda. Não tente se fazer de forte o tempo todo. Você tem o direito de se abalar e de aceitar ajuda.


Imaginação

Faça uma loucura que sempre sonhou. Sei lá… pular de paraquedas? Ou apenas largar tudo no meio da semana e passar o dia na praia com o maridão? Planeje uma loucura para ser executada dentro dos próximos 30 dias, antes de ficar debilitada com os efeitos colaterais da quimioterapia. Você terá uma ótima história para contar quando estiver recuperada do tratamento. Faça mais vezes o que gosta e sente prazer em fazer. Pratique hobbies. Mime-se. Vá ao salão de beleza. Fique bonita para você mesma.


Atividade física

Procure fazer atividade física, dentro do que for possível, principalmente para fortalecer sua musculatura.


Narre sua história e deixe boas memórias

Saia da rotina com seus filhos. Assim eles terão mais registros de memórias com você. Tire fotos. Filme. Escreva. Conte sua linda história de vida e deixe registrada para seus filhos e futuros netos. Escreva também o que deseja e espera deles e como quer que eles sejam educados, caso você esteja impossibilitada temporariamente durante o tratamento. Organize quem são as pessoas que podem cuidar dos seus filhos e de suas coisas. Delimite o espaço e até onde as pessoas podem invadir. Fale e deixe por escrito.


Espiritualidade, esperança

Tenha fé. Fortaleça e exercite sua espiritualidade da forma como preferir. Reze. Medite. Leia. O pensamento positivo tem muita força.

E lembre-se: muita gente está torcendo por você e por sua pronta recuperação. Fique bem.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF / Imagens



Deixe seu comentário