Comportamento

Diarista de São Paulo tem casa entre as melhores construções do mundo. Veja imagens!

Foto: Reprodução
diarista

Dalvina Borges e o filho contrataram arquitetos para refazer o imóvel, que estava com a estrutura completamente comprometida.

O sonho de reformar a casa acompanha milhões de pessoas no mundo inteiro, que nem sempre conseguem colocar em prática os desejos.

Por conta dos valores altos que envolvem qualquer tipo de mudança nos imóveis, boa parte das pessoas acaba deixando para depois, mas não foi o que a diarista Dalvina Borges Ramos, de 77 anos, decidiu fazer.

Segundo reportagem do G1, ela e o filho, Marcelo Borges, foram atrás de um escritório de arquitetura, em busca de responsáveis que pudessem ajudar a família. Porém, eles tinham pouco dinheiro para investir na reforma, e além disso tinham urgência.

Além do imóvel ter mais de 25 anos, ele também tinha sido mal planejado, e parte da estrutura acabou desmoronando em 2013, durante um dilúvio que aconteceu em São Paulo.

Enquanto estava tomando banho, um forte estrondo acabou chamando a atenção da diarista, que se deparou com um cenário de desespero assim que entrou no seu quarto. Parte do teto tinha desabado em cima da cama, e esse foi o momento em que ela e o filho se deram conta que a situação era extrema, precisando de atenção de profissionais qualificados.

Ao longo de toda a vida, Dalvina conseguiu juntar cerca de R$ 150 mil, valor que se tornou o limite que poderiam gastar na reforma. A casa de 95 metros quadrados recebeu a visita do escritório de arquitetura Terra e Tuma, em 2014, e o maior desejo, além de deixar a casa segura, era que tudo fosse feito por profissionais, e não por pessoas conhecidas.

2 Diarista de Sao Paulo tem casa entre as melhores construcoes do mundo Veja imagens

Direitos autorais: Reprodução

Marcelo foi atrás do escritório e fez uma proposta que se encaixou dentro dos planos dos profissionais, solicitando a reforma do imóvel com dois quartos, sala, banheiro e área de serviço. O maior desafio dos arquitetos era conseguir otimizar o espaço com um orçamento tão restrito, mas foi justamente isso que acabou fazendo com que a casa recebesse o prêmio internacional “Building of the Year 2016” (construção do ano de 2016), do ArchDaily.

3 Diarista de Sao Paulo tem casa entre as melhores construcoes do mundo Veja imagens

Direitos autorais: Reprodução

A decoração industrial, com blocos de concreto aparente em toda a casa, não foi uma opção apenas para economizar dinheiro, mas para privilegiar o espaço ao invés da superfície. Justamente por isso que os arquitetos acreditam que tenham levado o prêmio, além de trabalharem pela democratização da arquitetura, eliminando a ideia de que apenas orçamentos com custos altíssimos podem ser conduzidos.

4 Diarista de Sao Paulo tem casa entre as melhores construcoes do mundo Veja imagens

Direitos autorais: Reprodução

A casa de Dalvina foi completamente demolida, para que uma nova fundação fosse feita, prezando pela segurança dos moradores do local. O quarto da diarista fica no térreo, e apenas o segundo quarto e a horta foram colocados no segundo andar. A luminosidade do espaço fica por conta de uma janela enorme colocada entre a cozinha e a área de serviço, além do pé direito alto.

5 Diarista de Sao Paulo tem casa entre as melhores construcoes do mundo Veja imagens

Direitos autorais: Reprodução

Mas Dalvina explicou, em 2019, que ainda não tinha se acostumado verdadeiramente com o imóvel, principalmente por conta da cor cinza de concreto muito presente na casa. Ainda que achasse a parede “bonitinha”, a diarista reforçou que o tom no chão lhe causava a sensação de que o lugar estava sujo e, por isso, voltou a guardar dinheiro para que pudesse pagar a instalação de um piso branco, “para dar uma aparência mais alegre”.

6 Diarista de Sao Paulo tem casa entre as melhores construcoes do mundo Veja imagens

Direitos autorais: Reprodução

História de batalha

Dalvina não teve uma vida fácil, o que mostra que todo o dinheiro que economizou ao longo da vida vale muito mais do que seu mero preço de mercado. Nascida no interior da Bahia, ela e a família deixaram Brumado na década de 1960, com os pais e mais 14 irmãos indo rumo a São Paulo, atrás de uma tia.

7 Diarista de Sao Paulo tem casa entre as melhores construcoes do mundo Veja imagens

Direitos autorais: Reprodução

Ela trabalhou na área rural de São Paulo até ser contratada como empregada doméstica de uma família, e um ano depois acabou se mudando junto com os empregadores para a capital paulista. Foram anos morando no trabalho, e apenas na década de 1980 que finalmente conseguiu comprar o imóvel que foi reformado recentemente.

0 %