O SegredoReflexão

Casamento feliz é aquele que um vive incentivando o outro a ser melhor

Capa Casamento feliz e aquele que um vive incentivando o outro a ser melhor
Comente!

Apenas a paixão não basta! Para que uma união dê certo, é preciso que os envolvidos caminhem juntos pela vida.

Aprendemos muito sobre o que é – ou o que dizem ser – o amor por meio de livros e da ação da mídia, com filmes e novelas. Quem não se lembra de algum momento de comédia romântica que quis replicar na vida real? Alguma fala impactante que já esperou o momento certo para dizer ao seu amado, ou para ouvir dele? São essas representações, que nos atingem desde que somos crianças, que vendem para nós a ideia de amor.

Essas visões construídas de amor carregam consigo um ar de fantasia, o que, em doses controladas, é uma sensação muito boa para os seres humanos. Fantasiar nos permite tirar um pouco os pés do chão e almejar, nem que seja por alguns minutos, conquistas que possam estar muito longe de nosso cotidiano. Não existe nada de errado em fantasiar com o príncipe no cavalo branco, apenas lembre-se de descer das nuvens e não transpor esse conto de fadas para a vida real, onde ele não cabe.

O amor romântico foi apresentado para nós sobre este espectro. Quando se ama, o mundo se comporta como a cena de um filme romântico, onde tudo dá certo para os mocinhos. Algumas lições que recebemos com isso é que você e seu parceiro precisam ter coisas em comum – mas existe todo um charme no “os opostos se atraem” – devem se achar extremamente atraentes e devem dividir momentos de altas doses de emoção juntos. Brigas e desentendimentos fazem parte da rotina do seu amor e apenas provam que o que sentem é tão feroz que arde à flor da pele. Conflito é sinal de muito afeto envolvido.

Será mesmo?

Um enorme aprendizado sobre a vida a dois que não encontramos nas telonas e nas telinhas é de que a união só é possível com harmonia. Converse com algum casal que está há muitos anos junto, pode ser aquele par de idosos cujo casamento já dura décadas, e é certo que sua descoberta será de duas pessoas que, ao longo do caminho, fizeram várias concessões um ao outro e ainda fazem!

A verdade é que não importa o quão belo e invejado seja um casal, o quão glamourosas sejam suas histórias de encontros e viagens: se o par não está alinhado em seus objetivos e aspirações para a vida, os dois estão apenas adiando um inevitável fim!

Um casamento, uma união de sucesso se dá quando os dois se compreendem tanto a ponto de saber no que o parceiro precisa se aprimorar e o provoca para tal mudança. Nós não mudamos pelos outros, isto é fato, mas o empurrão vindo da pessoa certa pode provocar milagres naquelas alterações de comportamento que há tempos queremos fazer, mas só encontramos desculpas.

Não há casamento que sobreviva se uma pessoa está sempre pensando pelo ponto de vista de achar soluções e tentar ajudar seu parceiro, enquanto a outra encontra problemas em todos os percursos que faz na vida. É compreensível que existam momentos em que um dos dois não veja luz no fim do túnel, mas, se for um caso constante, é preciso que se repense se esse casal quer as mesmas coisas.

Nossa verdadeira alma gêmea não se trata somente de alguém que consideramos muito bonito e simpático, isto seria muito superficial. O verdadeiro amor, aquele que nos complementa, vem de uma pessoa que nos desafia a ser melhor todos os dias, mesmo que indiretamente. Ele ou ela, com suas atitudes e palavras, nos inspira a crescer um pouco todo dia.

Não é um processo fácil, pois lidar com nossas frustrações é dureza. Mas, se você estiver na companhia da pessoa certa, não somente você terá um parceiro romântico incrível, mas alguém que sempre acredita que você pode mais.

E lembre-se: você pode ser essa pessoa para o seu parceiro também!

Comente!

Na Suíça, deputados não têm regalias e benefícios, e o salário é menor que o dos professores

Artigo Anterior

Gaúcha faz FIV e engravida do marido que morreu de covid. “Pedacinho dele”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.