ColunistasEnergias

Cérebros positivos vivem mais e melhor!

cérebros positivos

Como você começa seu dia? Com vontade de esmagar o celular para ficar dormindo? Com vontade de ficar só mais um pouco na cama? Ligando o modo soneca milhões de vezes? Correndo por estar atrasado pois dormiu demais?



Como você termina seu dia? Comendo tudo o que vê pela frente? Bebendo para relaxar? Com raiva de você mesmo por não haver feito o que precisava?

Então seja muito bem-vindo aos milhões de pessoas que se encontram nessa mesma situação, e agora vamos sair rapidamente dela, pois esse é o caminho da doença, da procrastinação, da pouca produtividade, da frustração.

É importante lembrar que o nosso cérebro trabalha tanto quanto o nosso corpo e, por isso, ele também precisa de um “descanso” diário e um tempo de relaxamento para que o cansaço cerebral não afete nossa saúde mental e física e, principalmente, as nossas emoções.


Já acompanhei, nesses anos todos, muitas pessoas sofrendo por causa dessa falta de cuidado com o cérebro, por não saberem como conduzir e construir novos caminhos cerebrais diferentes dos que sempre traçaram.

O esgotamento produz uma série de sintomas como insônia, tristeza constante, nervosismo, desânimo, angústia sem motivo, gastrite, ansiedade, transtornos, fobias, perda de sono, dificuldade de memória, preocupações desnecessárias, perda de apetite, etc.

Agora vamos ver ações simples que podemos fazer para prevenir esse cansaçoVamos começar?

– Nossa primeira atitude é procurar resgatar nossa criança interna e levar as coisas de forma mais leve.


– Ao começar o dia, não coloque o modo soneca (confie em mim e faça pelo menos 10 dias que já sentirá a diferença).

– Ao escutar o som que usa para despertar (de preferência, capriche para que seja um som bem agradável) sorria, force um sorriso largo e imagine por 2 minutos cenas do dia que vem aí pela frente bem legais. Invente, faça um cinema mental por 2 minutos. Brinque um pouco com sua imaginação, assim incentivamos a criatividade em nossa vida.

– Levante-se e fique em pé por dois minutos na posição de vitória (reduz cortisol, aumenta testosterona) dá mais energia e coragem para enfrentar as coisas não tão boas do dia.

Coloque um toque no seu celular específico, para uma vez pela manhã, uma a tarde e uma a noite você parar uns segundos e perceber como está. Se você puder anotar no momento, ou depois é bem importante ter um diário daqui para frente. Um diário de autoconhecimento, um diário para você prestar muita atenção em você mesmo. Ao escutar o toque, perceba os ombros, o quadril, mexa o pescoço.


– Tome muita água durante o dia, mas água mesmo. Chás, sucos, café são complementos, mas a gasolina do cérebro é a água.

– No trabalho, ao ir ao banheiro aproveite para alongar as costas (se puder alongar no próprio ambiente ótimo) em movimentos para frente, para trás, para um lado, para o outro…

Dedique pelo menos 20 minutos antes de dormir só para você. Para preparar o que necessita para o dia seguinte desde roupa, o que vai comer, o que vai levar para durante o dia (lanche, documentos…). Faça um exercício simples para ativar a ocitocina e dormir melhor, como uma massagem no maxilar. Procure esvaziar a cabeça, não deixar que pensamentos ruinzinhos tomem o espaço e, quando isso acontecer, conte mentalmente, podem ser estrelas, vagalumes. Ficar contando faz com que os pensamentos não consigam entrar.

O seu cérebro ficará intrigado e feliz com sua mudança, ele vai pensar: nossa, fulano/a resolveu se cuidar e se amar!


Começamos assim nossa transformação com um ritual simples, porém profundo, e que precisa ser repetido, que precisa virar rotina, que precisa virar hábito.

Claro que toda transformação, mudança de hábito fica mais fácil quando a gente faz com mais pessoas em conjunto. Fica mais leve, mais divertido.

Convide parentes, amigos, colegas de trabalho para fazer em conjunto. Aí você usufruirão juntos da positividade na nova vida, vão ficar mais saudáveis juntos…

Espero que sua vida fique melhor a cada dia!


Forte e carinhoso abraço!

Isabel



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / artoleshko

O dia em que a qualidade superou a quantidade

Artigo Anterior

Em vez de contar tanto com os outros, aprendi a contar meus sonhos pra Deus

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.