Chamegos e aconchegos: o carinho é um dos melhores remédios que existem e tem efeito terapêutico.

4min. de leitura

O carinho e o toque físico denotam muito mais do que atração. Estes transmitem segurança, autoestima, satisfazendo a necessidade primitiva que possuímos de nos sentir protegidos pela mão forte de quem se ama.

Essa necessidade emocional e orgânica não envolve somente as mulheres, homens também são seres humanos e também sentem essas carências.



O carinho é um dos melhores remédios, visto que quando somos crianças um beijo de nossa mãe é capaz de liquidar a dor de um ralado, um arranhão, um cisco no olho. Na verdade neste momento, nós nos sentimos protegidos e amados e isso tem efeito medicamentoso, terapêutico.

Há muitas evidências de que as emoções positivas produzem bem-estar, normalizam a pressão arterial, mantém o estômago e o sistema imunológico funcionando perfeitamente.

Um abraço apertado, um elogio, um “conte comigo”, dito com sinceridade, fazem bem ao corpo e à alma.


Porém, carinho e afeto não podem ser comprados ou vendidos. Podem, no máximo, ser trocados.

Não podemos exigir que os outros nos ofereçam o afeto que não sentem, tampouco seremos capazes de retribuir se não abrigarmos em nós essas emoções.

Rir com pessoas que a gente ama interagir, com a pureza do carinho de crianças, dar atenção e ouvir com interesse um idoso nos acariciar com sua fonte de sabedoria, são poderosos mecanismos capazes de nos fazer sentir satisfação e gratidão.

Dar carinho é tocar a alma do outro com respeito, receber carinho é deixar-se tocar pelo respeito e atenção que nos dedicam.


É tão prazeroso um aconchego um chamego com o nosso amor, carinho em forma de brincadeiras, rir um do outro e para o outro; são comportamentos que fortalecem o vínculo e a cumplicidade tão necessária para enfrentarmos juntos momentos difíceis.

O verdadeiro carinho é sinônimo de bondade, amabilidade e amor, no entanto, presos no alto de nossa arrogância e egoísmo, nós nos esquecemos, com facilidade, da importância de tratar o outro com delicadeza.

Infelizmente respostas tortas, falta de respeito, impertinência, alterações no tom de voz, exigências, são ações e reações muito presentes em nossos relacionamentos e em nosso modo de interagir.

Tratar com carinho as pessoas que apreciamos não deve ser uma exceção, mas uma regra.  Muitas vezes descuidamos desses detalhes e enfraquecemos nossos relacionamentos.

“Quando a gente gosta é claro que a gente cuida”.

Um xodó que nos oferece um carinho do jeito que necessitamos, alegra nosso viver. E um sorriso sincero, um abraço, podem, intensamente, aliviar um cansaço.

_______________

Direitos autorais da imagem de capa: alexandralexey / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.