ColunistasComportamentoReflexão

Chiclete colado no solado do sapato, derretendo e espalhando-se pelo chão!

CHICLETE FOTO DE CAPA E FOTO 01

Gritava Clodovil, o garoto mendigo da rua 7: _Chiclete colada no solado do sapato, derretendo e espalhando-se pelo chão! Não parava de falar essa mesma frase.



Todos que passavam ficavam a se questionar o porquê desse garoto falar tal mensagem engraçada. Clodovil continuava a proclamar a mesma frase, mas ninguém entendia. Até que Fernanda, uma garota de rua, disse, em alta voz: _ Vocês não sabem o que ele quer dizer com essa frase?! Pois eu, Fernanda moradora de rua, sei. Chiclete colado no solado do sapato, derretendo e espalhando-se pelo chão, somos nós, moradores de rua, pois pedimos ajuda com insistência e com inconveniência, mas ninguém realmente nos escuta.

Algumas pessoas nos dão o que lhes sobram ou o que não querem mais, entretanto, ninguém realmente busca resolver nossos problemas, mas não desistimos, pelo contrário, lutamos e nos desgastamos, e muitos entre nós sucumbem, pedindo ajuda.

CHICLETE FOTO DE CAPA E FOTO 01


Você pode se perguntar: o que eu, autor, quero falar com este texto.  Essa pergunta é muito pertinente, pois quero colher nesse texto acima as falas da garota (Fernanda) e do garoto (Clodovil). Podemos compreender que as pessoas manifestam seus sentimentos de modos diferentes, umas demonstram o que sentem de modos enigmáticos, de modo que somente quem realmente as conhecem sabe o que elas estão sentindo e querendo dizer.

Outras pessoas são mais objetivas em suas manifestações. Mas, nesse texto ilustrativo acima encontramos a complementariedade dos diferentes, pois o garoto de modo enigmático chama a atenção das pessoas, despertando suas curiosidades e, a garota descodifica a mensagem e faz com que a mensagem concretize seu objetivo.

Em nossas vidas há momentos que podemos ser como o garoto, em outros momentos como a garota do texto ilustrativo acima. As pessoas que estão próximas a nós, em nosso dia a dia, são muitas vezes os descodificadores de conteúdos manifestos por nós de modo enigmático. Você pôde já ter ouvido, de alguém próximo, algo semelhante a isto: “Esse seu jeito tá dizendo tudo.” Mas, há coisas em nossas vidas que continuam sendo enigmática até para as pessoas próximas de nós e que os conteúdos dessas mensagens necessitam ser descodificadas com ajuda de pessoas preparadas para isso, como um psicanalista ou outro terapeuta.

CHICLETE 02


Entender o ser humano não é algo simples, mas é algo encantador, pois ao conhecer mais sobre os outros, também, conhecemos mais sobre nós mesmos. Nesse mundo em que vivemos, precisamos compreender quando nos cabe o papel de ser descodificador das ações, posturas… dos outros ou de quando nos cabe ser descodificado pelo outro.

O que você achou sobre esta reflexão?

Alegria de viver…

Artigo Anterior

Decreto poderoso da chama verde limão – para retirar as ilusões e limpar os caminhos:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.