Chorar é bom e faz bem! Sem o choro, ficamos carregados de nós na garganta!

Sorrimos facilmente quando uma criança sorri, mas quando ela chora ou quando ela demonstra um comportamento “desafiador” aos nossos olhos, como reagimos? 

Nossa geração e as gerações passadas foram ensinadas que chorar, quando se é criança, é ruim, é feio, é coisa de criança boba! Se é um menino então, coitado! Homem não chora, isso é coisa de menina! Será?! Não.

Isso é coisa de quem tem sentimentos!

Já pararam para pensar que quando um adulto chora perto de nós, qual é a primeira coisa que fazemos? Acolhemos este sentimento!

Dizemos que chorar faz bem para aliviar a alma, não é mesmo? Damos o ombro amigo e dar bons conselhos, dizer o quanto entendemos aquelas lágrimas de sofrimento e dizer: “Eu estou aqui, pode contar comigo para o que der e vier.”

Tão incoerente! Por que acolhemos um adulto, até um desconhecido, e somos tão negligentes com as crianças?

Talvez seja por isso que chorar seja vergonha para muitos adultos, que chorar seja um sentimento solitário, que chorar, só se for escondido!

Talvez seja por isso que hoje pessoas adultas “engolem o choro”, e ficam com aquele nó na garganta, sabe?! Que dói! Dói porque a carga fica pesada, porque foi ensinado que não se pode chora, ensinado que se machucasse, ai dele se chorasse!

Talvez seja por isso que adultos machucados não se curam! Medo das represálias que o choro pode trazer!

Talvez seja por isso que homens sofram sozinhos, porque chorar é coisa de menina!

Talvez seja por isso que você tenha sobrevivido, mas boa parte de você está em pedaços!

Por isso, você que está lendo isso agora, você pode curar essa sua criança ferida, aquela que foi privada de sentir, de chorar! Chore, sinta e se esvazie desse nó na garganta!

E se você for pai ou mãe, por favor, não cometa os mesmos erros da sua criação, evolua! Isso não fará você amar menos os seus pais, eles fizeram o melhor que sabiam e acreditavam, mas talvez os ajude a perdoá-los, se existir alguma mágoa, além de fazê-los criar seus filhos mais fortes, saudáveis emocionalmente. Hoje temos a possibilidade de estudar sobre ser mãe e pai! Estude!

Homens, vocês chorem, sim, não é coisa de menina, e se você se machucar você pode chorar sim, a dor é para ser sentida e não engolida!

Chorar não é um sentimento ruim! É bom e faz parte das nossas vidas! Sem o choro, ficamos carregados de nós na garganta!

Pense, também, que assim como os adultos, as crianças precisam desatar esses nós! E nós como responsáveis, devemos acolhê-los, assim como fazemos com os adultos!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF/Imagens.



Deixe seu comentário