ColunistasComportamento

Ciclo virtuoso – o segredo para manter o bom humor:

CICLO VIRTUOSO – O SEGREDO PARA MANTER O BOM HUMOR

O segredo para manter o bom humor é sempre procurar ver o lado bom das coisas ruins. Manter o otimismo é tarefa bastante difícil para os pessimistas (como eu), mas precisamos tentar.



Dizem que não existe nada difícil, apenas trabalhoso. Então esse trabalho é apenas duplicado ou triplicado para quem tem dificuldades de ter uma visão otimista do mundo, mas não é impossível. E tudo que precisamos fazer é sorrir e entrar no ciclo virtuoso do bom humor!

A pessoa bem-humorada sofre menos e produz mais endorfina, um hormônio que relaxa e aumenta a tendência a ter bom humor. Então quanto mais bem-humorado você está, mais hormônio do bom humor você produz e quanto mais hormônio você produz, mais bem-humorado fica! Ainda não se animou? A endorfina também melhora o sono e ajuda a emagrecer. Há, agora você se animou né?!

Conservar o bom humor, mesmo que não trouxesse benefícios já comprovados à saúde, já valeria a pena por combater os efeitos maléficos do mau humor, onde podemos entrar no ciclo vicioso causado pela angústia. Nessa situação o corpo libera hormônios como a adrenalina, que causa palpitação, dor de cabeça, dificuldades na digestão e irritabilidade. Acabamos maltratando a nós mesmos e aos outros porque não estamos bem, com isso sentimo-nos culpados, o mau humor fica pior e mais adrenalina é liberada.


Obviamente que não dá para manter o bom humor em todos os momentos. Há situações em que a tristeza é inevitável e até necessária. Precisamos da tristeza tanto quanto precisamos da alegria. A alegria favorece a integração e a tristeza o amadurecimento. A questão é conseguirmos equilibrar esses dois estágios. Pois quando a tristeza é demais leva à depressão (máximo da tristeza) e quando a alegria é demais leva à mania (máximo da euforia).

Mas, por hora, chega de agonia! Vamos dar as mãos e entrar logo no ciclo virtuoso com um lindo sorriso no rosto! Aceita o convite?

As razões que a razão desconhece…nós adoramos festas!

Artigo Anterior

Cortar amarras energéticas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.