publicidade

Ciclos de produtividade…

Ciclos de produtividade…  – Já observou que em alguns horários do dia sua produção é mais acentuada?

Todos nós temos um horário onde nosso nível de concentração e produtividade é aumentada. São nesses momentos que devemos realizar as tarefas mais difíceis do dia, ou que exijam mais dedicação de sua parte. A estrutura da sua agenda diária deve ser baseada em autoconhecimento, ou seja, você conseguir identificar quais os melhores momentos para realizar determinadas tarefas.



Hoje vamos auxiliar você a montar essa estrutura.


Você precisa observar durante alguns dias o horário em que mais produz.

Essa é a fase do autoconhecimento. Sugiro que seja analisado no mínimo três dias para que você consiga uma média da sua produção. Não é necessário fazer listas ou anotar a quantidade de coisas que você conseguiu terminar.

O que é importante é perceber em qual horário você se sentiu mais rápido e com o cérebro mais concentrado e em qual horário você já estava fazendo sua atividade mais devagar, esperando o tempo passar mesmo.


Vamos montar um planejamento diário desses horários

Anote o horário de início do dos ciclos mais importantes que são: o mais produtivo e o menos produtivo. Esses são os horários mais importantes do seu dia. Você deve gravá-los em sua memória para marcar seus compromissos e planejar suas atividades.

É fundamental que quando o ciclo de maior produtividade estiver em ação não haja nenhuma interrupção ou desvio do seu foco.


Se por exemplo, seu ciclo produtivo durar de 10:00h até às 13:00hs você não o interrompa para almoçar. Reeduque seu organismo para um almoço mais tarde e faça um lanche antes do ciclo começar para que não tenha fome durante o processo.

Agora vamos listar as tarefas nas qual você tem maior facilidade

Faça uma lista com as tarefas diárias que te proporcionam maior prazer e você possui facilidade para realizá-las. Por exemplo, caso goste de responder emails ou elaborar relatórios.

Vamos fazer essas atividades durante o seu ciclo de desaceleração de produtividade. Elas vão te auxiliar a não perder muito da sua capacidade de produção tendo em vista que você já tem facilidade e se satisfaz com esse trabalho.

As tarefas que possui maior dificuldade ou precisam de grande concentração

As tarefas com as quais você possui maior dificuldade de trabalhar e até mesmo precisam que você esteja mais concentrado deverão ser programadas para serem feitas assim que seu ciclo produtivo começar. Isso faz com que você aumente a chance de achar soluções e fixe na memória com mais facilidade qualquer aprendizado ou projeto.

Lembre-se que esse ciclo não pode ser interrompido, então procure se afastar das redes sociais ou de qualquer forma de distração nesse momento. Não tente realizar mais de duas tarefas nesse ciclo. Apesar de estar mais produtivo sua capacidade de armazenar informações se limita quando faz muita coisa ao mesmo tempo.


Vamos aprender a montar uma estrutura simples

Exemplo:

Horário de início do ciclo produtivo: 09:00h – Horário de término: 14:00

Horário de início da desaceleração: 16:00h – Horário de término: 20:00h

Utilize o início da manhã para rever sua agenda e programar seus afazeres diários de acordo com os seus ciclos.

A partir das 9h já coloque o celular no silencioso inicie suas tarefas. Você irá perceber que gradativamente sua produtividade irá aumentar e quanto maior tiver mais você poderá realizar as tarefas. Sempre que puder agendar reuniões importantes e negociações para dentro desse horário. Será quando seu cérebro estará mais ativo.

Lembre-se de fazer lanches rápidos, com frutas de preferência, durante o ciclo. E quando ele terminar ou estiver próximo do final você já pode programar seu horário de almoço. Respeite seu intervalo para almoçar e dar uma pausa nos trabalhos. Essa pausa é fundamental para recarregar as energias.

Após a alimentação você retorna as atividades com uma taxa de produtividade não tão alta quanto seu ciclo, contudo ainda consegue desenvolver muitos trabalhos com atenção. Sua taxa de produção irá cair também gradativamente e suas atividades devem acompanhar esse movimento.

Após a finalização do ciclo de desaceleração seu cérebro estará atuando com uma carga considerável de produção, nesse momento planeje suas atividades e para o próximo dia.


Gatilhos de hábito

Durante o processo é natural que seu corpo estranhe seu novo comportamento. O ideal é que você continue praticando para que isso se torne um hábito. Só é considerado hábito as atividades feitas com uma frequência maior que 21 dias. É o tempo que o cérebro leva para absorver a atividade como um padrão de comportamento.

Tenha em mente que tudo aquilo que puder ajudar seu cérebro a lembrar de que está entrando no ciclo produtivo e que nesse momento deve permanecer concentrado é de grande ajuda. Fique a vontade para testar o que dará mais certo com seu perfil. E tenha muito mais sucesso.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.