Ciência diz que os ruivos são pessoas incrivelmente resilientes!

4min. de leitura

As pessoas ruivas são muito admiradas e costumam chamar atenção por onde passam, principalmente aqui no Brasil, onde essa condição genética não é muito comum. Seus cabelos alaranjados e sardinhas são considerados características bonitas e atraentes por muitas pessoas.



No entanto, os ruivos são muito mais do que apenas rostos bonitos, de acordo com uma pesquisa. Entenda melhor abaixo.

Erin La Rosa é uma escritora que publicou recentemente um livro chamado The Big Redhead Book: Inside the Secret Society of Red, (“O Grande Livros dos Ruivos: Adentrando a Secreta Sociedade do Vermelho”, em tradução livre). Em seu livro, La Rosa explica sobre o que significa ser um ruivo na sociedade e incentiva essas pessoas a se orgulharem de ser quem são, evidenciando benefícios biológicos da condição genética.

Ela mantém um clima leve no livro e diz que os ruivos são os “unicórnios do mundo humano”.

“Pense sobre isso: Nós somos raros (apenas 2% da população mundial), somos lindos e temos a habilidade de voar (isso pode ser perceptível em qualquer membro da família Weasley, de Harry Potter).”


Além disso, La Rosa também acredita que os ruivos podem ser pessoas mais resilientes do que o resto de nós. De acordo com seus relatos de uma pesquisa, os ruivos podem lidar com a dor de forma mais eficaz do que outros, por causa da mutação do gene MC1R que dá a cor alaranjada ao cabelo dessas pessoas.

Existem outras evidências científicas que apoiam esse conhecimento. Um estudo realizado pela Universidade McGill, em 2003, mostrou que mulheres ruivas tinham uma tolerância 25% maior à dor do que as mulheres com outras cores de cabelo.

Além disso, de acordo com pesquisadores da Universidade de Louisville, os ruivos precisam de cerca de 25% mais anestesia geral quando se submetem a uma cirurgia, o que comprova o quanto são fortes.

Outro estudo, realizado em 2005 pela Universidade de Louisville comprovou que as pessoas ruivas são mais sensíveis às mudanças de temperatura, o que significa que, muitas vezes, podem prever uma onda de frio ou calor antes das outras pessoas.


Os benefícios da condição não terminam por aí.  Os ruivos precisam de menos vitamina D do que o restante de nós, e são capazes de produzir mais desta vitamina em um menor período de tempo, graças à mutação do MC1R.

Quantos benefícios! Essas pessoas são realmente especiais!

 Se você é ruivo, ou tem algum ruivo em sua vida, compartilhe este artigo para mostrar a ele que seus encantos vão muito além dos cabelos e sardinhas pela pele!


Direitos autorais da imagem de capa: Jeremy Thomas / Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.