Ciência explica como escrever pequenas conquistas todos os dias altera nossos cérebros!

5min. de leitura

A maioria de nós tem a tendência a passar a vida focando em nossos erros. Eles muitas vezes saltam aos nossos olhos, e podem ser um motivo de pesar e tristeza. O que não estamos propensos a prestar muita atenção é nas pequenas metas que realizamos. Quando alcançamos sucessos, tendemos a passar por cima deles e não nos damos tempo para nos sentirmos sobre eles.



O que aconteceria, no entanto, se você escrevesse estas pequenas realizações todos os dias por uma semana?

Em um estudo recente, Teresa Amabile, da Harvard Business School, e Steven Kramer olharam cerca de 12.000 anotações de diários de 238 colaboradores em sete empresas, e descobriram que chamam de “O princípio do progresso”.

ciência explica como escrever pequenas2


O estudo

Por aproximadamente 15 anos, Amabile e Kramer analisaram as experiências psicológicas e seu desempenho nas organizações. Eles descobriram que a vida de trabalho interno de uma pessoa era um determinante crucial de emoções, motivações e percepções de um indivíduo.

Para entender melhor a vida de trabalho interno de indivíduos, pediram aos membros das equipes do projeto para responderem a um e-mail no final de cada dia, por um período de quatro meses. A pesquisa perguntou aos participantes sobre as suas: “emoções e humores, os níveis de motivação e percepções do ambiente de trabalho naquele dia, bem como o trabalho que fizeram e os eventos que se destacaram em suas mentes.”

Vinte e seis equipes de projeto de sete empresas participaram. No geral, havia 238 indivíduos que formaram o estudo e criaram cerca de 12.000 emails.


Como Amabile e Kramer escrevem:

“… Nós sabemos, a partir da leitura milhares de emails, que as percepções mais positivas, um sentimento de realização, satisfação, felicidade, e até mesmo euforia, muitas vezes seguem o progresso.”

O princípio progresso descrito

“De todas as coisas que podem impulsionar as emoções, motivação e percepções durante um dia de trabalho, o mais importante é fazer progressos no trabalho significativo. Quanto mais frequentemente as pessoas experimentam esse sentimento de progresso, mais probabilidade têm de serem criativamente produtivas a longo prazo. … O progresso diário, mesmo pequeno, pode fazer toda a diferença na forma como as pessoas se sentem e agem.”

Amabile e Kramer salientam que o progresso não é apenas sobre objetivos a longo prazo e grandes avanços. Embora esses eventos possam ser muito positivos, eles tendem a acontecer apenas ocasionalmente. As pequenas coisas que alcançamos em uma base diária também podem fornecer-nos uma sensação de progresso.

Como escrevem: “mesmo pequenas vitórias podem aumentar a vida de trabalho interno tremendamente. Muitos dos eventos de progresso que os participantes da pesquisa relataram representaram apenas pequenos passos para a frente. No entanto, muitas vezes geraram reações positivas. ”

O que gravar pequenas vitórias causa a nossos cérebros

ciência explica como escrever pequenas3

Amabile e Kramer explicam como a prática de gravar o nosso progresso nos ajuda a apreciar as nossas pequenas vitórias, o que, por sua vez, podem aumentar nosso senso de confiança. Essa confiança pode, então, ser aproveitada para ajudar-nos a tornarnos mais competentes e alcançar sucessos maiores no futuro.

Qualquer realização, não importa quão pequena, ativa o circuito de recompensa do nosso cérebro. Quando este caminho é aberto, alguns produtos químicos principais são liberados e nos dão uma sensação de realização e orgulho. Em particular, o neurotransmissor dopamina é liberado, o que nos energiza e nos faz sentir-nos bem. Este produto químico nos permite não só obter essa doce sensação de recompensa, mas também nos motiva a agir e repetir o que fizemos para liberá-lo em primeiro lugar.

Soma

Ao escrever suas realizações diariamanete, você pode se tornar mais consciente do seu progresso. Uma melhor experiência de seu progresso pode aumentar sua: motivação; percepção; sentimento de realização; e sentimento de felicidade. Então, por que não começar hoje? Compre um diário ou baixe alguns aplicativos e comece a anotar suas pequenas conquistas!

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.