CiênciaCuriosidadesO Segredo

Cientistas te dizem por que arrumar a cama é nojento – e ruim para sua saúde!

Conforme fui crescendo, tinha que fazer minha cama todas as manhãs antes da escola, e eu absolutamente odiava. Assim que tive a oportunidade, parei (para grande desgosto da minha mãe). Desde então, eu deixo a cama desfeita, a menos que seja dia de lavar os lençóis ou que esteja recebendo visitas.



Mas agora eu tenho uma boa desculpa para dar quando sou questionado sobre deixar minha cama bagunçada.

De acordo com um estudo de 2006 publicado na revista Experimental & Applied Acarology, fazer a sua cama (apesar de ser bom para sua saúde mental) a deixa extra confortável para os ácaros.

Em média, cada cama contém mais de um milhão de Dermatophagoides pteronyssinus – nome científico para os ácaros. Estas pequenas criaturas vivem nos espaços escuros, úmidos de seu colchão e travesseiros, alimentando-se de suas células mortas da pele e cocô.


Quando você faz a sua cama de manhã, está prendendo nela milhões de ácaros, protegendo-os de secar e morrer na luz do dia e dando-lhes um lugar seguro para comer, descansar, e procriar. Estes indivíduos pequenos adoram ser instalados todas as manhãs, pois isso os mantém seguros do sol e vivos para continuarem os seus ciclos de vida repugnantes na noite seguinte.

Se, como o mais preguiçosos entre nós, você não fizer sua cama de manhã, está salvando a si mesmo, expondo os ácaros a poeira da de sua casa. Ar em movimento e sol são muito duros para essas pequenas criaturas. Elas morrem, tornando sua cama um pouco menos nojenta, no final do dia.

Se depois de um tempo você ficar cansado de dormir em pequenos cadáveres de ácaros, você pode polvilhar o seu colchão com bicarbonato de sódio e, limpá-lo a cada poucos meses para tirar os ácaros mortos e sugar os vivos que escaparam de sua ira.

cientistas te dizem por que arrumar2


Claro, se você já fez amizade com os ácaros em sua cama, sinta-se livre para aconchegá-los todas as manhãs. Você também pode esperar um pouco depois de se levantar para fazer a cama em vez de fazê-la imediatamente. Toda vez que você os expõe ao ar ajuda a desidratá-los e leva-os a começarem a morrer.

Esta informação provavelmente vai contra tudo o que te ensinaram. Toda a minha vida me dizsseram que fazer a minha cama só tinha coisas boas a oferecer-me: Começar o meu dia com organização, o que pode reduzir o meu estresse, e isso aparentemente me deixaria mais feliz e bem sucedido do que se cedesse aos meus impulsos preguiçosos.

Mesmo que achemos a notícia sobre os ácaros nojenta, isso não anula o fato de que há alguns benefícios psicológicos comprovados para fazer a sua cama todas as manhãs. Eu acho que nós apenas temos que decidir o que é mais importante – Ter uma cama livre de ácaro de poeira ou ficar mais relaxado mentalmente antes de ir para o trabalho ou escola.

Então, o que você acha? Fazer sua cama todas as manhãs é importante o suficiente para você ignorar os ácaros em seu colchão que estão mastigando suas células mortas todos os dias? Ou você prefere viver com uma cama bagunçada mas potencialmente livre de ácaros?


_________________

Fonte: Life Hack – Traduzido pela Equipe de O SEGREDO


Acabou, boa sorte!

Artigo Anterior

Coisas que só você faz…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.