4min. de leitura

Cinema no hospital é o novo projeto para melhorar a vida de pacientes com câncer

A equipe de Terapia Ocupacional do Hospital do Câncer Tarquínio Lopes Filho, no Maranhão, teve uma ideia muito especial, que está trazendo mais inspiração para os pacientes internados para o tratamento contra o câncer. Confira!

O câncer é uma das batalhas mais difíceis que podemos enfrentar em nossas vidas. Essa doença, que na maioria dos casos é fatal, pode ser muito debilitante, física e emocionalmente. Em alguns casos, não há muitas coisas a serem feitas pelos pacientes, apenas proporcionar a eles conforto e segurança para que possam viver seus dias restantes com dignidade.


A equipe de Terapia Ocupacional do Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho, no Maranhão, teve uma ideia muito especial, que está trazendo mais inspiração para os pacientes internados para o tratamento contra o câncer. Sabendo que a rotina dessas pessoas é extremamente cansativa e que eles precisam de alguma coisa que torne seus dias melhores, os profissionais criaram o projeto “Cinema nas Enfermarias”, que exibe filmes para os pacientes com o objetivo de trazer mais positividade para seus dias.

Leilian Carneiro, coordenadora de Terapia Ocupacional do hospital, explica melhor o projeto:

“O projeto tem o enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes, contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, além de propiciar um ambiente hospitalar com atendimento humanizado, voltado para, de alguma maneira, melhorar o bem-estar de nossos pacientes e acompanhantes.”

No entanto, não são todos os filmes que podem ser assistidos. Uma equipe de funcionários assiste a todos os filmes antes dos pacientes, para se certificar de que a mensagens transmitidas sejam edificantes e condizentes com o objetivo da iniciativa.


Os filmes não são muito longos, cerca de uma hora ou um pouco mais, e contam com roteiros leves e mensagens que incentivam a autoestima não apenas dos pacientes, mas também de seus acompanhantes, que sofrem tanto quanto eles.

O Hospital do Câncer Tarquínio Lopes Filho possui 108 enfermarias e a intenção é que todas elas sejam beneficiadas com o projeto, que a princípio teria sessões a cada 15 dias, mas pode mudar para exibições semanais, graças ao sucesso que está fazendo entre os pacientes.

“Ficamos surpresas com as reações. Havia pessoas que estavam resistentes e não queriam assistir aos filmes. Depois que viram a primeira vez, há um envolvimento geral e todos sugerem filmes e perguntam quando será a vez da sua enfermaria”, declarou Leilian.


Legal demais. É sempre muito bom saber que existem hospitais que realmente pensam no bem-estar de seus pacientes, especialmente os que lutam contra o câncer, uma doença que pode rapidamente mudar todos os nossos sonhos e esperanças.

Que o projeto tenha muito sucesso e traga muita inspiração para esses guerreiros!

Compartilhe esse lindo exemplo com seus amigos!


Direitos autorais da imagem de capa: Divulgação.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.