Coaching: 6 dicas para se sair bem no período de experiência!

Você passou por um árduo processo seletivo e por fim conquistou a vaga que tanto queria. Entregou sua documentação no RH da empresa e enfim aguarda ansioso seu primeiro dia no novo emprego. A alegria da conquista dá lugar a ansiedade e ao perfeccionismo. Você vai arrasar e fazer tudo certo para passar pelo período de experiência com tranquilidade.



Aqui deixo algumas dicas para você, que valoriza o que conseguiu conquistar e quer iniciar essa nova jornada com o pé direito, rumo a uma possível promoção no futuro:

1- Compreenda quais são as necessidades principais do setor que você vai trabalhar, estude e apresente ideias novas ao seu chefe.

Estudar e elaborar soluções eficientes para ajudar a sanar problemas do setor que você está ingressando é primordial para ser bem aceito no início da sua jornada na empresa. Nos primeiros dias fique atento a tudo o que está sendo um problema a ser solucionado, estude, e traga ideias novas e positivas ao seu superior. Isso irá mostrar o seu grau de comprometimento com a empresa, e que você está engajado e com vontade de levar seu setor a um nível mais alto.


2- Não fique intimidado, mas respeite os colegas mais experientes.

Você vai perceber que alguns colegas de trabalho são metódicos, impacientes e um pouco fechados no início, é importante que você trate eles com respeito e ao apresentar seus novos projetos, ouça a opinião deles, mostre que você respeita a experiência deles na empresa e que está chegando para somar e ser eficiente na realização de novos projetos.



3- Na dúvida, pergunte

Procure ser o mais transparente e estudioso possível com os projetos que você tem a entregar, por mais experiência que você tenha, toda empresa tem seu método próprio de trabalho, por isso antes da conclusão final, mostre a prévia ao seu superior direto e peça a opinião dele a respeito. Apresente um bom trabalho, estude e apresente a prévia antes do prazo para que você tenha tempo de reformular algo que deve ser entregue a pessoas importantes dentro da hierarquia da empresa. Isso mostrará o quanto você está comprometido em fazer um trabalho de qualidade.


4- Peça um feedback ao seu chefe após entregar seu projeto.

Não tenha medo de ouvir um feedback sobre seu trabalho. Seu chefe precisa extrair o melhor de você, por isso ouça com atenção quando ele relatar o que está bom e o que precisa ser ajustado, para que você possa atingir um nível de excelência. Procure corrigir o mais rápido possível o que precisa ser ajustado. Estude e informe-se se necessário.


5- Entenda: seu chefe é o seu mentor e avaliador nesse período.

No seu processo de contratação, seu chefe apostou as fichas em você, por isso é fundamental que você entre no time dele para ganhar e fazer acontecer. Não se envolva em fofocas, não entre em conversas com funcionários insatisfeitos. Abrace os desafios com boa vontade, mostre que você é um jogador importante e motivado no time dele.



6 – Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho.

Uma equipe unida em busca dos melhores resultados é o sonho de qualquer empresa.

É  preciso que você enxergue além das diferenças de opinião e divergências. Algumas pessoas são chatas, outras arrogantes, mas veja nos seus colegas apenas a competência profissional, entre de cabeça em novos projetos, coloque toda sua energia em fazer o seu setor crescer.

Alguns funcionários antigos precisam ter suas motivações renovadas, alguém com ideias e energias novas pode trazer a renovação que seu setor precisa para voltar a dar resultados significativos na empresa.

Mantenha o respeito e a humildade, mas seja arrojado, estudioso e corajoso.

Tudo coopera para o bem de quem se dispõe a fazer o seu melhor com garra e disposição.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.