Notícias

Cobra bate recorde e produz veneno suficiente para matar 3 mil adultos em uma única extração

capacobra bate recorde e produz veneno suficiente para matar 3 mil adultos em uma unica

A cobra bateu o próprio recorde e tem chamado a atenção. Entenda!

As cobras são alguns dos animais mais citados quando o assunto é medo. Sua rápida movimentação, capacidade de se camuflar e venenos mortais são a razão pela qual muitas pessoas preferem não se aventurar na natureza e se manter seguras em ambientes urbanos.

Apesar de ser um risco em potencial para os humanos e outros animais, elas são seres fascinantes, com habilidades pelas quais merecem ser conhecidas. Recentemente, uma cobra que vive no Australian Reptile Park bateu um recorde impressionante, algo que a tornou notícia no mundo inteiro.

Whiplash, como é chamado o réptil, produziu uma quantidade impressionante de 4,9 ml de veneno em uma única extração. Conforme matéria do site do parque, essa quantidade de veneno tem potencial para matar 3 mil adultos humanos. O recorde anterior de quantidade de veneno numa extração também era de Whiplash, que produziu 4,5 ml.

2cobra bate recorde e produz veneno suficiente para matar 3 mil adultos em uma unica extracao

Direitos autorais: Reprodução YouTube / Australian Reptile Park.

O parque australiano tem um programa de veneno, no qual os tratadores ordenham cobras venenosas para salvar milhares de vidas em todo o país. Esse é um programa perigoso, que envolve muita responsabilidade e cuidado desses profissionais.

Pelo risco, o Australian Reptile Park é a única instalação na Austrália com permissão para ordenhar veneno de cobras terrestres, a fim de transformar em soro antiofídico, que ajuda a salvar muitas vidas.

Essa ordenha é feita em cinco grupos de cobras mais letais da Austrália, incluindo as espécies taipan, cobra-marrom, tiger snakes, death adders e black snakes.

No país, a incidência anual é de 2 mil picadas de cobra, um número elevado, e cerca de 300 dessas vítimas recebem o soro antiofídico que vem do programa, salvando essas vidas.

Zac Bower, supervisor do programa, ficou surpreso com a nova conquista de Whiplash, revelando que, ao pegar o copo de veneno, percebeu que estava mais pesado do que habitualmente, e se alegrou pela superação da cobra, que já quebrou o próprio recorde três vezes e continua produzindo mais veneno.

Não poupando elogios ao réptil, Bower acrescentou que ela é a cobra mais incrível com a qual já trabalhou e que sempre a mantém alerta. Segundo o supervisor, é bom saber que seu trabalho com o animal ajuda a salvar vidas.

3cobra bate recorde e produz veneno suficiente para matar 3 mil adultos em uma unica extracao

Direitos autorais: Reprodução YouTube / Australian Reptile Park.

Sabendo da realidade perigosa no país em relação às cobras, o Australian Reptile Park está sempre alertando a população a manter cuidado, especialmente em climas úmidos. Também informam sobre os primeiros socorros essenciais quando acontece uma picada de cobra venenosa: manter a vítima calma e imóvel, remover todas as joias/relógios, aplicar um curativo de imobilização por pressão no local da picada, depois enfaixar todo o membro, e não apenas a área da picada), e procurar assistência médica de emergência, seja uma ambulância ou indo direto ao hospital.

No Australian Reptile Park, esse trabalho sério e perigoso é feito por profissionais habilitados, mas a população também pode contemplar os animais numa exposição que acontece no local, além  de um passeio diário nos bastidores do programa do veneno das cobras para quem deseja conhecer o importante trabalho da equipe.

De acordo com dados publicados no portal do governo federal, em 2020, nosso país registrou 31.395 acidentes com serpentes, dos quais 121 vítimas morreram.

Na mesma publicação, foi informado que, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 81 mil e 138 mil pessoas morrem anualmente no mundo em decorrência de picada de cobras venenosas, e 400 mil ficam permanentemente incapacitadas ou desfiguradas.

0 %