4min. de leitura

Cobrador de ônibus aprende Libras para se comunicar com passageiros surdos

Um cobrador de ônibus da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, tomou uma decisão que está fazendo a diferença para muitos de seus passageiros!

Uma das grandes dificuldades que podemos enfrentar na vida é não sermos capazes de nos comunicar com outras pessoas de maneira correta. Podemos experimentar isso quando viajamos para um outro lugar e não sabemos falar a língua local ou quando alguma outra limitação nos impede de compreender e sermos compreendidos pelas pessoas ao nosso redor.


Agora imagine alguém que convive com essa limitação durante a vida inteira. É mais ou menos assim que as pessoas com deficiência se sentem quando têm que se comunicar com aqueles que não conseguem compreender a linguagem de sinais. A grande maioria das pessoas não sabe de o básico de Libras, o que dificulta suas vidas quando precisam fazer as coisas por conta própria.

Situações simples para nós, como fazer uma compra ou até mesmo pegar um ônibus pode representar uma grande dificuldade para essas pessoas. Pensando nisso, um cobrador de ônibus da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, tomou uma decisão que está fazendo a diferença para muitos de seus passageiros!

Gabriel Pinheiro da Fonseca aprendeu Libras sozinho para ter uma comunicação mais eficiente com os passageiros surdos que entram nos ônibus.

Ele se sentia mal por não poder dar a mesma atenção a essas pessoas e por isso decidiu aprender a linguagem de sinais através de tutoriais no Youtube.


Há 6 meses ele começou essa comunicação especial com seus passageiros. Ao conversar com essas pessoas, ele aproveita todas as oportunidades de aprender coisas novas e aumentar seu vocabulário de Libras.

Gabriel considera Libras muito importante e pensa que deveria ser uma matéria na escola, ainda que aprendêssemos apenas o básico, e ele está certo, afinal precisamos aprender a nos comunicar com todas as pessoas com as quais convivemos, não apenas aquelas que são semelhantes a nós.


A cidade de Pelotas espera uma sanção da Central de Interpretação para que todos os cidadãos vivam com acessibilidade para todo mundo.

Com essa central, profissionais de Libras estarão presentes em hospitais, clínicas, delegacias e mais muitos outros lugares, fazendo com que as pessoas com deficiência auditiva se sintam muito mais inclusas na sociedade.

Enquanto isso não acontece, atitudes como a de Gabriel trazem esperança para aqueles que veem sua comunicação limitada.

Parabéns ao Gabriel por sua linda atitude!

Gostou da história? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Direitos autorais da imagem de capa: Divulgação.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.