ColunistasRelacionamentos

Coisas que você deve fazer para se recuperar de uma relação tóxica

ACEITE a realidade que a pessoa narcisista patológica NUNCA amou você. Tudo o que foi feito ou dito tinha o propósito de deixar você “sob controle”. O bombardeamento de amor inicial foi intenso e durou pouco, apenas o suficiente para suprir suas carências e deixar você, o alvo, facilmente manipulável.



Durou pouco porque, para a pessoa perversa, fingir ser capaz de amar e cuidar de alguém requer sustentar uma máscara insustentável para alguém sem emoção ou empatia e por isso tudo é feito muito rápido: o namoro, a proposta ou o casamento de fato, os filhos, as viagens, o espetacular.

Tudo em tempo record antes que você se desse conta de quem você tinha diante de si.

coisas que voce deve fazer-relações toxicas capa


RECONHEÇA que você não foi amado não porque você não é alguém merecedor de amor e de tudo de maravilhoso que viveu na fase de idealização, mas porque narcisistas são incapazes de amar qualquer pessoa, incluindo a si mesmos.

Ah, e não se desespere! Aquela história contada repetidas vezes de que você não vai dar certo com mais ninguém é apenas uma MENTIRA e projeção daquilo que a pessoa perversa pensa de si mesmo.

ENTENDA que a sensação de culpa que você carrega não tem nada a ver com algo errado que ele diz constantemente que você fez, e sim com fato que o tempo todo a pessoa narcisista tentou forçar você a acreditar que amor se baseia em condições sobre aquilo que você pode dar, proporcionar ou fazer de forma conveniente para ela. Sendo assim , toda essa culpa não é real e não é sua. Ela é produto da lavagem cerebral a qual alvos de perversos são submetidos.

APRENDA que uma relação baseada em expectativas egoísticas e sentimento de intitulação é destrutiva e que, portanto, não vai mudar, nem melhorar. Aceite que qualquer relação com alguém incapaz de participar de um relacionamento que oferece proteção, cuidado, apoio e intimidade mutua não pode ser vivenciado como uma relação normal.


Relações saudáveis não podem ser vividas por quem só pensa em si e se acha mais merecedor que outros, portanto, desista de tentar comparar sua relação doente com algo normal, esperando dela reações e resoluções normais. Trate-a como um vício do qual, quanto antes se livrar, mais expectativa de vida boa terá.

JAMAIS se compare ao novo alvo. Perguntas como: “Por que deu certo com ela(e) e não comigo” “O que ela(e) tem que eu não tenho?” “Como consegue fazer o perverso e feliz e eu não consegui?” “Onde ela(e) acertou que eu errei?”, são perguntas típicas de quem: 1. ainda não entendeu que não há nada que poderia ter feito para acertar, a pessoa perversa sempre acharia um modo para desqualificar e culpabilizar. 2. O alvo novo não é em nada melhor do que você, apenas parece feliz porque está vivendo a fase de conto de fadas, como você viveu, esqueceu?

Acredite, quando você vivia essa fase, o alvo antigo devia estar assistindo tudo e se fazendo as mesmas perguntas…

INICIE IMEDIATAMENTE a praticar o CONTATO ZERO ou, para quem tem filhos, o mínimo contato. Não bisbilhote em sua vida e não permita qualquer canal aberto para que tenha acesso a você. Não fique lendo suas mensagens manipulatórias, seu mural de alegria fictícia com a nova vítima, não caia na tentação de “encontrá-lo sem querer”, não invente desculpas para ter contato. Qualquer contato com essa pessoa tem o mesmo efeito de tentar se livrar do vício de crack diminuindo o consumo de pedras gradualmente: NÃO FUNCIONA. Apenas CORTE TUDO, encare com força e maturidade a abstinência e retome sua vida de forma adulta, sem vitimização, contabilizando essa experiência como um aprendizado. Quando mais se perguntar “por que eu?”, mais vai sentir os danos dessa relação.


coisas que voce devefazer-relações toxicas 1

LEMBRE-SE da pessoa poderosa que você sempre achou que era quando passou um tempo precioso de sua vida “tentando ajudar” seu abusador e use essa força para AJUDAR VOCÊ a sair disso de uma vez por todas.

Comece a lembrar de quem você é e do tamanho de sua força cuidando da aparência, voltando ao mercado de trabalho, reativando amizades que você negligenciou para agradar o outro. Está um quarto escuro e apertado? Agora que já sabe o que há por trás do que viveu, você acendeu a luz. A chave da porta está com você. Vire-a e saiba que nada do que encontrar lá fora será tão assustador ou tenebroso quanto permanecer aí dentro.


Uma criança saudável é espontânea, barulhenta, inquieta, emotiva e colorida!

Artigo Anterior

Como relacionamentos tóxicos adoecem o corpo

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.