ColunistasDesenvolvimento Pessoal

Coitadismo: saia imediatamente dessa armadilha mental!

COITADISMOBUSQUE SAIR IMEDIATAMENTE capa e dentro

Coitadismo: A segunda armadilha mental



A segunda armadilha mental descrita pelo psiquiatra Augusto Cury em seu livro “O código da inteligência e a excelência emocional” se chama coitadismo .

O coitadismo aprisiona mais fortemente uma pessoa que o conformismo. O coitadista é alguém que tem dó de si mesmo, que acredita ser o mais azarado, o menos capaz, clamando a atenção das pessoas para que vejam como é vítima do destino.

Os coitadistas vivem construindo seu caminho em direção ao fracasso social e emocional. Pessoas assim costumam dizer: “Ninguém gosta de mim! ”, “Não consigo nunca! ”, “Sou um fracasso! ”.


Todos nós temos algumas doses de coitadismo em nossa personalidade, ainda que imperceptíveis. Todos nós preservamos alguns conflitos que mimamos como se fossem animais de estimação ou um brinquedo predileto.

Você, como líder ou liderado, deve combater a todo momento essa armadilha mental. É importante que desmonte sempre essa emboscada emocional.

Busque sair imediatamente desta armadilha, para que ela não se fortaleça e destrua seus sonhos e projetos de vida. Mude suas palavras para palavras de vida.

Mude seus pensamentos para pensamentos que venham do alto, que venham de Deus. Tenha atitudes que abençoe as pessoas.


Procedendo assim você conseguirá semear vida e colherá seus frutos em suas emoções.

Ainda há tempo, escolha a excelência.

Cristiano R. Costa


A mulher que quero ser…

Artigo Anterior

15 frutas poderosas que ativam nossa saúde espiritual:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.