4min. de leitura

Com muito humor e inteligência…

#NarrativasQueInspiram – Com muito humor e inteligência

Diferente do humor besteirol, uma narrativa com humor inteligente faz rir e também pensar. Inspirando tanto quando diverte.


Quando o assunto é comédia, a maioria pensa apenas em história engraçada, cujo único objetivo é arrancar algumas risadas.

Em épocas remotas o que se via nos teatros e apresentações mambembes era mais tombos e piadas prontas que conteúdo relevante.

No entanto, desde os primórdios do cinema, graças ao eternizado personagem Carlitos, criado e interpretado por Charles Chaplin, que algumas comédias se tornaram algo além das piadas.


Com Carlitos os risos ajudaram a denunciar a exploração do trabalhador em ‘Tempos Modernos’, assim como a criticar governantes sem escrúpulos em ‘O Ditador’.

Já nas comédias mais recentes, roteiros como de filmes do tipo ‘Eu os declaro marido… E Larry’, tem um texto cômico que não deixa de mostrar o quanto as pessoas podem fazer mal às outras por ignorância. Porém também mostra que o ser humano pode se tornar melhor, ao respeitar as diferenças. Nessa produção do gênero comédia, além da crítica contida no roteiro, tudo é narrado com tanta sensibilidade, que inspira a tolerância aqueles de mente aberta para mudanças.


Já em relação às narrativas literárias, é uma brasileira o destaque, a autora Vivianne Fair. Criadora de uma fantástica séries livros, contos e quadrinhos, com os personagens de ‘A Caçadora’ e ‘O Caçador’, Vivianne Fair narra com muito humor e uma boa dose de conteúdo sobrenatural, as histórias de uma caçadora de vampiros nada convencional e seu caçado, mostrando a importância das relações amorosas e de amizade, ao mesmo tempo que revela o quanto algumas dessas relações podem causar melhoras, enquanto outras não. Revelando com muito humor que ninguém é perfeito e que não é porque um determinado grupo de indivíduo segue um caminho, quer dizer que todos devem fazer o mesmo. A escolha, seja boa ou não, depende de cada um. Então devemos pensar bem não só em nós, mas nos outros que serão afetados por nossas escolhas.

O humor é tão poderoso que pode até servir de alerta, em alguns casos, quando tudo tiver falhado.

Um exemplo disso é o sucesso da série animada de TV ‘Os Simpsons’, que a cada ano se renova, mantendo não só seu humor inteligência, como as duras críticas a sociedade. Mesmo focada nos Estados Unidos, algumas das críticas também englobam os seres humanos em caráter mundial. Infelizmente mostrando que alguns erros ainda continuam e fazendo o público pensar, que a humanidade precisa com urgência evoluir como um todo.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.