ComportamentoEmoções

Combata os sentimentos de solidão com sabedoria…

combata os sentimentos

A solidão pode ser destrutiva e cruel, se a tornarmos nossa inimiga. Mas a sociedade em que vivemos não nos ajuda a perceber o contrário. Desde pequenos, aprendemos a crença de que estar sozinho é algo negativo.



No entanto, a solidão sempre aparece, e o que devemos fazer nessa situação?

Devemos parar de viver e apreciar a vida só porque não temos ninguém ao nosso lado?

A solução para tudo isso está em nós, mas nós não vemos. É necessário libertar-nos da crença de que a solidão é negativa, quando na verdade pode ser uma das experiências mais enriquecedoras que podemos experimentar.


“O que é solidão? A solidão é um reencontro consigo mesmo e não deve ser motivo de tristeza, é um momento de reflexão”. – O Pequeno Príncipe

A solidão é um presente

Nós frequentemente evitamos ficar sozinhos. Nos envolvemos com os outros, fazemos coisas para outras pessoas para não “perdê-las” mesmo que nem gostemos delas de verdade. Em suma, fazemos muitas coisas para manter pessoas em nossas vidas, porque estar sozinho não é algo que achamos aceitável, normal.

Você já foi sozinho ao cinema? Você já foi jantar em seu restaurante favorito, sem qualquer outra pessoa? Quantas vezes você desistiu de um plano porque ninguém queria ir com você? Nos limitamos de muitas experiências pela falta de companhia. Esta é uma das coisas mais ruins que podemos fazer a nós mesmos.


É verdade que algumas pessoas podem te olhar estranho, talvez a sua família lhe diga que você está “doente da cabeça” apenas por ir a um bar sozinho(a). Mas, se você se mantiver fiel a si mesmo, se não sacrificar a sua diversão, vai descobrir um mundo de possibilidades.

“A melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Assim, a companhia é uma questão de escolha, e não de necessidade”. – Mario Benedetti

Claro que ao sairmos sozinhos temos medo da rejeição, de sentir-nos deslocados. Mas às vezes encontramos um conhecido no lugar. Mas o objetivo não deve ser esse, deve ser aproveitar. E isso é possível porque, mesmo que você não acredite, existem algumas pessoas que fazem as coisas sozinhas e desfrutam da solidão muito bem.



Nós não precisamos depender de ninguém

O medo que temos da solidão é o resultado da intensa inércia causada pela dependência dos outros. Dependemos de nossa família e amigos não só para fazer as coisas, às vezes até mesmo para viver. Quando encontramos a solidão, somos livres. Mas depois vem o medo de deixar ir, de nos soltarmos daquilo que nos fornece uma sensação de segurança.

Mas na solidão, descobrimos a maravilhosa sensação de sermos responsáveis ​​por nossas vidas, e que pouco importa as regras da sociedade e todas essas leis não escritas sobre como devemos viver. É neste momento em que estamos sozinhos que temos de tomar as rédeas de nossas vidas.

“Para amar é preciso desenvolver um trabalho interno que só a solidão torna possível.” – Alejandro Jodorowsky


Sejamos verdadeiros. A solidão dói porque enfrentamos nossos maiores medos. No entanto, a dor é sempre transitória, nunca dura mais tempo do que o necessário.

A solidão nos impulsiona a sermos nós mesmos, a desatarmos todas essas crenças e regras que considerávamos verdades absolutas.

Não é ruim ficar sozinho, muito menos desfrutar de sua própria companhia. Se a solidão aparecer em sua vida não a elimine, tente evitar a acumulação de pessoas vazias que nada te acrescenta. Aceite sua solidão e se divirta com ela. Porque ela te ajudará a crescer.

____


Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: La Mente es Maravilhosa

20 hábitos diários para criar mais felicidade, saúde e prosperidade em sua vida:

Artigo Anterior

Sobre dar e receber: como a codependência nos prejudica tanto quanto outros vícios…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.