3min. de leitura

Comer chocolate pode melhorar sua função cerebral!

Que bela notícia para os chocólatras de plantão!

Embora seja bem conhecidos os benefícios que o chocolate traz para a saúde física, especialmente na área cardiovascular, não há muito dados sobre os benefícios no nível cognitivo.


Por isso, é interessante conhecer os resultados de uma investigação que descobriu que o consumo regular de chocolate está associado a melhorias no desempenho das funções cognitivas, independentemente de outros hábitos alimentares.

Os cientistas analisaram dados coletados de um estudo anterior em cidadãos de Nova York. A ingestão e os fatores de risco para a doença cardiovascular foram medidos ao mesmo tempo.

Os participantes responderam a um questionário que mediu quantas vezes consumiam uma lista de refeições, incluindo: carne, arroz e massas, frutas, legumes, chocolate, outros tipos de lanches, e bebidas como água, café e Álcool. As respostas eram de nunca até uma ou mais vezes por dia.


Os resultados foram mantidos mesmo fazendo ajustes estatísticos relacionados a fatores de risco.

Por outro lado, a fim de medir as funções cognitivas, os participantes receberam uma série de testes projetados para medir uma ampla gama de domínios cognitivos, onde altas pontuações indicavam melhor desempenho:

“O consumo mais frequente de chocolate foi significativamente associado a um melhor desempenho em testes de memória, monitoramento, raciocínio e o estado psicológico geral” explicam os pesquisadores.

Ao combinar informações da dieta e testes cognitivos, dados demográficos e avaliações de saúde física, os pesquisadores descobriram que o consumo de chocolate estava associado positivamente ao desempenho cognitivo. Os resultados foram mantidos (com exceção da memória de trabalho), mesmo ao fazer ajustes estatísticos relacionados a fatores de risco, como colesterol, LDL, níveis de glicose e hipertensão.

Já temos uma desculpa para comer um chocolate esta semana. Mas opte sempre pelos chocolates que são deliciosos e não têm açúcar ou leite adicionados.


____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Psyciencia

Direitos autorais da imagem de capa: citalliance / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.