EnergiasEspiritualidade

Como abençoar uma casa:

bençao

Você finalmente se mudou para sua nova casa. É perfeita em todos os sentidos, e você quer que ela fique assim. Se for uma pessoa religiosa ou espiritual, você pode achar que abençoar a sua casa traz um estado de paz e serenidade.



Não importa quais são as suas crenças religiosas ou espirituais, comece com o Passo 1 abaixo para descobrir como abençoar uma casa da forma que você preferir.

Método 1 de 2: Bênção Religiosa

001


Faça uma bênção cristã. Uma bênção cristã para uma casa é uma tradição antiga encontrada nas Igrejas Protestantes, Ortodoxas e Católicas Romanas, entre outras. A bênção pode ser realizada por um padre ou pastor, ou pelo próprio dono da casa também.
  • Se você preferir ter a sua casa abençoada por um padre, convide-o para a sua casa para realizar a bênção, e ele a fará com alegria.
  • Normalmente, o padre irá em cada cômodo da casa, borrifando água benta em cada um. Ao passar pelos cômodos, ele pode recitar uma ou mais passagens da bíblia.

  • Se você preferir abençoar a sua casa, use óleo ungido (que pode ser azeite de oliva frio e abençoado por um ministro) para fazer uma cruz em todas as janelas e portas da casa.
  • Ao fazer uma cruz, faça uma oração simples pedindo para Deus abençoar o lugar. Por exemplo: “Em nome de Jesus Cristo, eu peço que a Tua paz e alegria habitem nesse lugar,” ou “Que o Teu Espírito Santo flua e encha essa casa com o Teu Espírito.”

Método 1 de 2: Bênção Religiosa


002

Faça uma bênção judia. Há muitas tradições judias associadas a mudanças para uma nova casa, ou simplesmente para abençoar uma casa antiga.
  • Ao seu mudar para uma nova casa, famílias judias precisam afixar um “mezuzah” (um pergaminho com frases hebraicas do Torá) em cada entrada da casa.

  • Quando o “mezuzah” é instalado, recita-se a seguinte oração “Bendito seja, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que nos santificou com Seus mandamentos e ordenou a afixação do mezuzah”.
  • Acredita-se também que a terça-feira é o melhor dia para se mudar para uma nova casa, que pão e sal devem ser os primeiros itens a entrarem na casa, e que logo após a mudança deve haver uma “Chanukat Habayit” ou uma festa de inauguração, onde amigos e família se reúnem e algumas palavras do Torá são recitadas.[2]
  • Durante a festa de inauguração, é uma tradição comer a primeira fruta da nova temporada enquanto se recita a bênção do “shehecheyanu”: “Bendito seja, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos deu vida, nos sustenta e nos ajudou a chegar aqui.”[3]

003

Faça uma bênção hindu. Bênçãos hindus para casas variam de acordo com as regiões. Em alguns lugares, a cerimônia da festa de inauguração é o segundo evento mais importante, seguido apenas do casamento do casal.

  • No entanto, por todas as regiões, a bênção da casa deve ser feita na manhã em que os proprietários se mudam para a nova casa. A data da mudança deve ser escolhida pelo sacerdote hindu, que também realizará a cerimônia.

  • No dia, é tradicional (em algumas regiões) que os proprietários da casa deem uma bandeja de presentes ou “dakshina” para o sacerdote usar na cerimônia. Essa bandeja contem itens como arroz cru e lavado, folhas de manga, manteiga clarificada, moedas, ervas, temperos, frutas, flores, entre outros.[4]
  • Durante a cerimônia, os proprietários geralmente sentam na frente de uma lareira, usando as melhores roupas e repetindo mantras. O sacerdote geralmente recitará uma oração de prosperidade para os deuses hindus, pedindo prosperidade, pureza e serenidade sobre as pessoas da casa.[5]
  • Entre em contato com um sacerdote de um templo hindu local para ter mais informações sobre como a festa de inauguração é realizada na sua região.

004

 

Faça uma bênção islâmica. Os muçulmanos abençoam a casa principalmente recitando orações – geralmente não há uma cerimônia oficial. No entanto, certas orações e tradições são recomendadas:


  • Ao se mudar para a nova casa, é uma boa ideia realizar uma oração de dois ciclos, pedindo para Alá derramar “baraka” (bênçãos), “rhama” (misericórdia) e “dhikr” (lembrança) sobre a casa.
  • Você também pode recitar uma oração para proteger a família do olho mau e da inveja dos outros usando uma Súplica Profética: “Eu busco refúgio para você nas palavras perfeitas de Alá de todas as coisas más e prejudiciais, e de olhos acusadores.”[6]
  • Também é recomendado que você convide seus amigos e família para jantar, pois alimentar aos outros é visto como um ato de caridade, e uma forma de mostrar gratidão a Alá. Nesse jantar, você e seus convidados podem recitar passagens do Alcorão juntos.
  • Além da bênção da sua casa ao se mudar, você também deve abençoar a casa toda vez que você passar pela porta usando a seguinte oração: “Eu busco refúgio nas palavras perfeitas de Alá do mal daquilo que Ele criou”. Repetir essa oração três vezes vai garantir que nenhum mal lhe atinja enquanto você estiver em casa.[7]

005

Faça uma bênção budista. No Budismo, uma cerimônia conhecida como Khuan Ban Mai é realizada (em certas regiões) quando uma nova casa é construída, para proteger a casa e seus habitantes. A cerimônia é realizada por um grupo de nove monges, que devem ser convidados para a casa de manhã cedo, no mesmo dia da cerimônia.

  • Os monges realizam um ritual envolvendo água sagrada e velas de cera. A cera derrete e cai na água, e acredita-se que ela está lavando o mal e a dor.
  • Os monges também cantam orações na língua Pali, enquanto passam uma corda branca pelas mãos. Acredita-se que as vibrações de cada oração cantada passam pela corda, protegendo as casas e os habitantes.
  • Depois da cerimônia, os monges se sentam e consomem uma refeição preparada pela família da casa e seus amigos e vizinhos. Eles devem terminar a refeição até o meio dia. Depois, um monge borrifa água sagrada em cada cômodo da casa, antes de todos eles saírem.[8]
  • Quando os monges saem, o resto dos convidados se sentam e comem a comida restante. À tarde, eles realizam a cerimônia da corda, onde os convidados enrolam uma corda branca nos proprietários da casa e lhes dão sua bênção.[9]

Método 2 de 2: Bênção Espiritual

006

1 –  Limpe e arrume a casa. É importante limpar e arrumar a casa antes de realizar uma bênção. Isso trará uma mentalidade mais positiva e convidará uma energia fresca para a casa.

008

2 – Convide a família e os amigos. É uma boa ideia convidar amigos e família para compartilhar de um ritual de bênção do lar com você. Peça-os para ficar em um círculo e dar as mãos.

009

3 – Acenda uma vela rosa. O rosa simboliza o amor e a bondade, e convidará essas energias para a sua casa.

bençao

4 – Compartilhe bênçãos. Passe a vela rosa para cada pessoa no círculo. Quem estiver segurando a vela deve compartilhar suas bênçãos para a casa e para os proprietários. Exemplos de bênçãos incluem que essa casa seja uma habitação sagrada para você e sua família ou que aqueles que entrarem nessa casa sintam paz e amor”.

0010

5 – Ande por cada cômodo da casa e declare a sua intenção para cada um deles.Depois da bênção, você pode,se quiser, levar a vela rosa em cada cômodo da casa e declarar a sua intenção, seja para o quarto, quarto do bebê ou a cozinha.

0011

6 – Deixe a vela rosa queimar por uma hora. Quando a cerimônia terminar, coloque a vela em uma localização central da casa e deixe-a acesa por pelo menos uma hora.

0012

7 – Abra todas as janelas na direção do leste. Isso permite que a energia da vida do sol entre na casa, trazendo energia, vida e luz.

Dicas

  • Você pode querer colocar algumas imagens santas na sua casa.
  • Também pode ser legal fazer uma pequena festa depois para celebrar a bênção.

__

Via:

Quando a amizade não faz bem – 10 tipos de amigos para evitar:

Artigo Anterior

As manias de cada signo – qual a mania define o seu signo?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.