ColunistasComportamentoCuriosidadesEmoções

Como a água com açucar funciona no cérebro para acalmar os nervos?

Um pequeno garoto sofre uma queda e se machuca. Com isso fica nervoso e chora muito. Sua avó, sem perda de tempo, prepara um copo de água com açúcar e dá a ele dizendo “beba isso e ficará mais calmo”.



O garoto toma a mistura de água com açúcar e em poucos minutos para de chorar sentindo-se aliviado. O menino não sabe, mas o que lhe fez ficar calmo, não foi a água com açúcar, mas a crença nas palavras de sua avó.

A ciência diz que o açúcar não transforma água em sedativo porque suas propriedades fornecem energia ao corpo, e isso nada tem haver com sedação. Nessas horas mais vale um chá de camomila ou erva-cidreira.

COMO A AGUA - FOTO 01


O mesmo ocorre quando a criança se machuca e sua mãe beija o local da dor, dizendo “Isso passa, isso passa” fazendo a dor sumir ou diminuir instantaneamente. Esse beijo da mãe nada tem de químico, mas tudo de terapêutico.

Esse efeito chama-se placebo, isto é, um efeito que corresponde a uma ação que não deveria causá-lo.  É o caso de dar uma pílula de farinha com açúcar para uma pessoa com dor de cabeça e dizer-lhe que a pílula é remédio analgésico.

A pessoa toma a pílula e a dor de cabeça passa nada tendo haver isso com o “remédio”, mas diretamente com a crença dela no resultado que teria.

Isso ocorre simplesmente porque a mente é “enganada” pelo falso medicamento, com isso ativando as áreas no cérebro correspondentes as que seriam ativadas com a ingestão do remédio verdadeiro.


COMO A ÁGUA - FOTO 02

Na hipnose clínica, são trabalhados processos semelhantes ao efeito placebo, bastando apenas deixar o paciente em um estado de interiorização e concentração em suas imaginações.

Nesse estado, o cérebro se abre para novas crenças e tudo que o hipnotizador disser, com exceção de sugestões que interfiram nos princípios e valores do paciente, serão aceitas.

A técnica já é amplamente utilizada em hospitais e consultórios dentistas no mundo todo. Há casos de transplantes de coração, cirurgia cerebral, remoção de tumores e amputações de membros sem nenhuma anestesia química, apenas com hipnose.


COMO A AGUA - FOTO 03

O princípio da hipnose é o mesmo da água com açúcar, uma vez que o cérebro acredite em algo como verdade, ele agirá de acordo, não distinguindo o real do imaginário. O poder da mente, de fato, é fantástico!

Ame quem está perto de você!

Artigo Anterior

Às vezes precisamos matar sentimentos para mantermos a convivência…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.