5min. de leitura

COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSÃO – EXPLICADO POR ELA MESMA…

Às vezes me sinto como uma menina. Fico irritada quando me tratem assim. Aumenta minha neurose e meu desespero. Não me dizem o que acontece porque acham que não vou poder ajudar.


Eles não sabem que me esconder às coisas alimenta ainda mais a minha neurose. Não entendem que tenho necessidade de participar de tudo, como era quando estava saudável.

Eu sei que estão tentando me proteger para que eu não piore, mas assim não consigo. Tentando me proteger eles quebram a minha confiança, porque eu posso sentir que há algo errado acontecendo.
Tem momentos que eu não preciso de lição de moral pelo que eu fiz. Preciso desabafar e de norte, porque eu fico confusa também.

Nessa confusão eu me culpo por tudo e fico alimentando os pensamentos ruins sem ter como combatê-los. Quando entendo o que está acontecendo eu consigo lutar sozinha. Eu sei que depende só de mim reagir e que aqueles que me amam podem somente me apoiar. Também sei que, às vezes, eles também se sentem perdidos por tentarem me proteger de coisas que não entendem e eu não consigo explicar.


COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSAO F0T0 01

Quando isso acontece todo mundo perde a calma e eu me culpo por isso. Desabo em lágrimas e tenho vontade de largar tudo. Eu não acho que essa é a melhor saída, mas na minha cabeça é o jeito mais fácil de parar de ser culpada, de parar com a angustia e de ajudar todo mundo.


Felizmente eu tenho alguém que tem muita paciência comigo e tenho muitos amigos para desabafar nos surtos. Porque depois dos surtos eu fico com vergonha de ter perdido o controle por uma coisa sem sentido. Eu também tento proteger aqueles que amo e ficar bem o máximo de dias possíveis para que possam ver que eu estou lutando. Meu esforço é muito grande e quando tudo vem abaixo fica mais difícil recuperar a confiança deles que eu posso melhorar.

Então peço que confiem em mim. Não me tratem como uma pessoa doente porque eu não quero ser. Me façam ajudar e me sentir útil. Me deem tarefas para que eu tenha motivos para levantar da cama todos os dias. Cobrem-me as coisas que eu prometo porque assim sinto que me querem do lado.

Me deem liberdade de chorar no colo de vocês e me dêem colo. Às vezes eu não consigo explicar o que está acontecendo porque eu estou tentando resolver tudo de uma vez para não ser mais um peso. Você só precisa me acalmar. Sozinha e tranquila eu ponho as ideias em ordem e consigo explicar o que aconteceu.

Achar que eu estou fazendo drama ou tempestade em copo d’água não me ajuda. Na minha cabeça o conflito está grande. Minha imaginação me leva a acreditar que esta muito pior do que está e aí acho que estou fraca e fico desesperada. Me ajude a não desesperar. Tragam-me calma sem me esconder as coisas.

Só me devolva à realidade quando, na minha cabeça, eu me desesperar. Só me pegue no colo mesmo que distante e me mostre que é neurose minha. Quanto mais consciência eu tenho de como as coisas ocorrem mais eu consigo ficar mais tempo sem o desespero tomar conta.

COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSAO FOTO 02

Você não precisa ser mais forte que eu. Mostre-me que está difícil para você e me ajude a enxergar como te ajudar para que eu não pense que tudo é culpa minha e que se eu for embora será melhor. Quando o desespero vem, eu não consigo ter essa tranquilidade e só me lembro de coisas que você me disse. É por isso que é muito importante que você me diga o que está acontecendo com você. Isso me ajuda.

Eu sei que vou me curar. E sei que pra você é muito difícil fazer tudo sozinho. Eu te agradeço por permanecer do meu lado e me ajudar a superar. Mostre-me o porquê eu preciso levantar todos os dias e o que eu devo fazer. Você só precisa me ajudar a esclarecer quando tudo ficar bagunçado. É como um armário, quando estiver tudo bagunçado eu não vou conseguir arrumar sozinha. Vou precisar de você para colocar tudo no seu lugar.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.