publicidade

Como amar incondicionalmente?

Amar incondicionalmente, dar sem esperar nada em troca. Todos nós pensamos que devemos fazer, mas a maior parte do tempo estes conceitos são ideais nobres, impossíveis de alcançar. Por que é tão difícil amar incondicionalmente?

A razão pela qual nós não podemos amar os outros sem condições é porque não sabemos como amar a nós mesmos. Como posso dar o que eu não tenho? Como posso perceber a perfeição nos outros, aceitá-los como eles são, se eu não me aceito a mim mesmo? A única maneira de amar incondicionalmente é aprender a amar a nós mesmos.

Ironicamente, na sociedade moderna, temos a ideia de que amar a si mesmo é egoísta. Na verdade, não se amar a si mesmo é egoísta, porque enquanto você se rejeita e se julga, focando no que está errado, você sempre precisará de algo dos demais: a aprovação, a aceitação, e reconhecimento. Isso sim é ser egoísta: tomar de teus entes queridos, em vez de dar livremente. Amar a si mesmo é, de fato, parar de ser egoísta e começar a tomar responsabilidade: assumir a responsabilidade por sua própria felicidade, a sua própria realização como pessoa.

Assim, estar com você mesmo é o suficiente, a própria presença é um prazer, o poder dar livremente para aqueles ao seu redor de forma incondicional, sem necessidade, sem medo. Quando você se sente completo dentro de si mesmo é uma alegria natural dar para os outros, para atendê-los em sua própria autorrealização e lembrá-los de sua própria perfeição e grandeza.

Outro equívoco é que isto alimenta o ego. Mas o ego, na realidade, é aquela voz que nos convence de que há algo errado com a gente, aquela voz que nos julga e nos mantém sentindo menos. Muitas vezes, adota-se uma falsa posição de orgulho e superioridade arrogante como proteção, mas se não podemos ver isso pelo que ele realmente é -profundo medo e insegurança- é somente porque estamos presos no mesmo jogo de julgamento e autorrechaço.

Assim, o primeiro passo para amar a si mesmo incondicionalmente começa por ser honesto com você mesmo, ver como você realmente é; assim, vendo e abraçando tudo o que é, você também pode mudar. Não estou falando de atuação do amor incondicional, mas sim de se converter no amor incondicional, sendo. E você vai ver que ao você se abraçar como você é, você vai se tornar a pessoa que você sempre sentiu que queria ser. 



Por Isha – Via STUM

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.