Como as emoções afetam nossas costas?

5min. de leitura

Não é mistério para ninguém que nossas emoções afetam diretamente nossos corpos.

Quando não estamos bem com nós mesmos em um nível mental e espiritual, nossos corpos sofrem as consequências através de dores, tensões e feridas que, muitas vezes, não são curadas por remédios.



A dor nas costas é uma das condições que mais afetam as pessoas, ao lado da dor de cabeça. Essa dor pode ter diferentes proveniências, que vão desde má postura até problemas renais, osteoporose, degeneração de disco. No entanto, existe um outro fator muito importante que é negligenciado, a saúde emocional.


Quando estamos com o emocional abalado de alguma maneira, ficamos mais suscetíveis às doenças físicas, principalmente na região das costas.

Falamos, é claro, da relação mente-corpo. Especialmente das emoções e de seu impacto nessa complexa, mas fantástica combinação de ossos, ligamentos, tendões, músculos, espaços intervertebrais, articulações e nervos. Fatores como o estresse ou a ansiedade provocam pequenas alterações nessas estruturas que, pouco a pouco, resultam em inflamação, em problemas de coordenação e em episódios marcados pela dor, que tanto afeta a nossa qualidade de vida.


Como as emoções afetam as costas

As nossas emoções podem ter efeitos variados sobre as nossas costas. Para alguns especialistas, o motivo pelo qual essa parte de nossos corpos é tão afetada pelo nosso estado emocional é porque a coluna vertebral é o apoio não apenas de nossas cargas físicas, mas também das emocionais.


Sentir dores nas costas, principalmente dores crônicas, influencia em toda a nossa rotina, e quando a condição não é tratada, mais cedo ou mais tarde, ela nos coloca em uma posição delicada, em que precisamos abrir mão de muitas coisas, até mesmo do trabalho, para nos curarmos.

No entanto, as dores provenientes de emoções não são curadas com remédios, precisamos compreender o que as está originando.

Geralmente, a dor nas costas é uma grande companheira das pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade. Quando elas não conhecem os efeitos físicos de suas condições, visitam inúmeros profissionais de saúde sem encontrar a cura para suas dores, até que são diagnosticadas por profissionais especializados em saúde mental.


Como a dor é uma sensação neurológica transmitida pelo nosso sistema nervoso, precisamos analisar o que a caracteriza. Quando as principais características são desmotivação, angústia, medo, nosso cérebro está sofrendo de um desequilíbrio químico, que pode aumentar nossa sensação de dor.

Já as dores que são caracterizadas por estresse ou pela ansiedade, podem se relacionar com um nível elevado de cortisol no sangue, causando tensão muscular ou condições nos nervos e ossos.


A relação entre dor emocional e a dor nas costas

Quando a dor emocional é a causa da dor nas costas, tratamentos convencionais não fazem efeito. Em um artigo do site americano Psychology Today, explica-se que o sofrimento emocional nos mostra que algo em nosso interior está ferido, e essas feridas se manifestam na superfície através de dor nas costas, de cabeça, e até mesmo como problemas digestivos. Esse conhecimento é importante para nos ajudar a identificar como o sofrimento se localiza em nossos corpos.


Como podemos lidar com as dores nas costas emocionais?

Uma maneira eficaz de tratar as dores nas costas relacionadas às condições emocionais é através de uma prática que permite ao paciente uma melhora através da consciência de alguns fatores, como pressão arterial, a frequência cardíaca ou a tensão muscular. Essa prática é conhecida como biorretroalimentação.

Existe também a terapia cognitivo-comportamental, que nos ajuda a compreender melhor nossos pensamentos, cuidar de nossas emoções e desenvolver comportamentos mais adequados para nós. Também podemos aumentar nossa ingestão de alimentos ricos em vitamina B, usar músicas e aromas para aprender a tirar a dor de nosso foco.

Cuide de suas emoções, pode ser o que você precisa para ter uma saúde, física e psicológica, muito melhor!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: chassenet / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 09/06/2018 às 6:59






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.