4min. de leitura

Como as suas escolhas impactam sua vida…

Nossas escolhas definem muitas coisas que acontecerão em nossas vidas. Estamos sujeitos a vários fatores externos, sob os quais não exercemos controle. Mas a maior parte da nossa vida é determinada pelas nossas decisões.


Nessa jornada, chamada vida, as escolhas são fundamentais para o sucesso em nossos projetos.

Escolher exige responsabilidade e renúncia. Responsabilidade, pois você terá que lidar com as consequências das suas decisões. E renúncia, pois ao fazer uma escolha, inevitavelmente, você abrirá mão de outras possibilidades.

Em economia existe o termo “custo de oportunidade” que se encaixa bem nessa questão da renúncia. Custo de oportunidade é, de forma resumida e voltada para a vida prática, um benefício perdido ao se fazer uma determinada escolha.

Quando escolho escrever esse texto, abro mão de uma série de outras coisas que poderia estar fazendo como lendo um livro, assistindo TV, passeando, dormindo, enfim, inúmeras outras possibilidades que existem para usar o meu tempo. E minha decisão por escrever o texto vem a partir do meu pensamento de que, para alcançar a vida que quero, preciso abrir mão de alguns prazeres imediatos.


Amo escrever, mas tenho que ser sincera ao dizer que relutei um pouco a me levantar da leitura do livro que estava lendo e me sentar na cadeira para fazer esse texto. Se fosse esperar a vontade de me levantar chegar, é provável que ainda estaria deitada.

Neste sentido, é preciso saber que não devemos esperar a vontade surgir para fazermos algo que precisamos. Pois ela não surgirá de forma súbita. É preciso levantar e agir.

Muitas das coisas que queremos não virão somente por nossa vontade. É necessário fazer algum esforço.


Querer a gente quer muitas coisas. Mas para alcança-las é preciso, além de querer, fazer escolhas que nos levem a isso.

Supondo que você não goste do seu trabalho e só trabalhe pelo dinheiro. Mesmo com preguiça, você não se levanta para ir trabalhar?

Então, quando está lidando com algo que você gosta e que se trata da sua vida, deve ser do mesmo jeito.

Você quer emagrecer? Tem que levantar e ir caminhar ou para academia. E fazer escolhas saudáveis ao se alimentar.

Você quer aprender uma nova língua ou algo novo? Tem que se matricular em curso, sentar na cadeira, estudar e praticar.

Você quer ter grana para uma viagem ou para algum outro objetivo? Você tem que poupar dinheiro, definir prioridades, abrir mão de alguns prazeres imediatos, arrumar uma renda extra, para conseguir o que se quer.

Nestes casos que citei você, possivelmente, não acordará com uma vontade súbita de malhar, não estará super animado com a ideia de escolher a fruta ao brigadeiro, não acordará com uma vontade imensa de estudar ou à vontade em ter que deixar de comprar aquela blusinha que amou. Mas suas escolhas precisam ser voltadas para seu objetivo maior, para que você seja bem-sucedido em seu projeto de vida.

A vida é mais simples do que parece. Nossa existência depende das escolhas que fazemos. Pequenas decisões podem fazer diferença nos resultados alcançados.

Muitas vezes não é o universo que conspira contra você. É você mesmo que não se ajuda. Pense isso ao fazer suas escolhas.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.