Como cochilos mudam seu cérebro e te fazem mais criativo

6min. de leitura

Chega uma hora em seu dia em que você se sente cansado e perde o foco? Você pode até mesmo encontrar-se começando a cochilar. Provavelmente, precisa de um bom cochilo à tarde.



Foi provado que cochilos ajudam na manutenção hormonal, reparação celular e até mesmo na promoção de uma melhor função cardíaca. Cochilar também pode ajudá-lo a viver mais tempo, parecer mais jovem e manter-se mais apto e ativo. Ao cochilar você recarrega o seu cérebro, o que leva a uma maior agilidade, melhor retenção de memória e visão criativa.

O Professor Jim Home, da Universidade de Loughborough, diz que os seres humanos realmente devem ter dois períodos de sono por dia; um no início da tarde e um longo à noite.

Um artigo no The New York Times observa que cochiloé uma ocorrência comum em muitos países ao redor do mundo:


como cochilos mudam2

A ideia de que devemos dormir oito horas picadas é relativamente recente. A população mundial dorme de várias e surpreendentes maneiras. Milhões de trabalhadores chineses continuam a colocar suas cabeças em suas mesas para um cochilo de uma hora ou mais depois do almoço, por exemplo, e cochilar durante o dia é comum na Índia e Espanha.

“Evidências científicas emergentes sugere que cochilos – mesmo os mais curtos – melhoram significativamente a função cognitiva”, Jonathan Friedman, M.D., Texas Brain and Spine Institute em Bryan.” O aumento da compreensão de como o sono melhora a função cerebral pode um dia permitir-nos aproveitar este efeito, e o estudo atual pode abrir uma das muitas portas a este respeito.”


Cochilar aumenta o poder do cérebro

Cochilos ajudam a limpar o espaço de armazenamento temporário do cérebro, para que esteja pronto para receber e reter novas informações, de acordo com pesquisadores em os EUA. Esta pesquisa foi conduzida pelo Dr. Matthew Walker, um professor assistente de psicologia na Universidade da Califórnia.

Os pesquisadores propõem que um cochilo de cerca de uma hora pode refrescar a mente e restaurar o poder do cérebro, e pode até te fazer mais inteligente.

Walker afirmou:

“Durmir não só corrige os erros de sono prolongado, mas, a um nível neurocognitivo, te conduz para além de onde estava antes de tirar essa soneca.”

O estudo

Trinta e nove jovens adultos saudáveis participaram do estudo. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo de cochilo e outro sem cochilo. Ambos os grupos foram submetidos a uma tarefa que exigia que armazenassem uma grande quantidade de informações e fatos. Esta tarefa foi feita ao meio-dia. Às 2 da tarde, os participantes do grupo do cochilo foram dormir por cerca de uma hora e meia. Os participantes do grupo sem cochilo permaneceram acordados. Uma nova série de atividades de aprendizagem foi realizada por ambos os grupos às 18h.

Os resultados

O grupo que cochilou à tarde obteve melhores resultados no exercício das 18h do que o grupo que foi obrigado a ficar acordado o dia inteiro. O desempenho do grupo de cochilo no exercício das 18h foi ainda melhor do no exercício das 12h.

Assim, foi proposto por Walker que o processo de cochilar apurou o armazenamento de memória de curto prazo do cérebro dos que cochilaram, possibilitando-os poderiam reterem mais novas informações.

O hipocampo

Estudos têm mostrado que o hipocampo armazena temporariamente memórias baseadas em fatos. Em seguida, transfere essas memórias para o córtex pré-frontal do cérebro. Walker diz que as funções do hipocampo são muito parecidas com uma caixa de entrada de e-mail, quando fica cheia você precisa dormir, a fim de limpá-la. Se você não dormir, a caixa ficará cheia e não será mais capaz de receber e-mails ou informações.

Cochilo e criatividade

como cochilos mudam3

Uma pesquisa recente, apresentada em uma reunião anual de neurocientistas, mostrou que durante o descanso, o lado direito do cérebro foi estimulado, enquanto o esquerdo permaneceu relativamente calmo. Para alcançar estes resultados, pesquisadores monitoraram a atividade cerebral de 15 indivíduos em repouso. O lado direito do cérebro é a área associada a criatividade.

Pensa-se geralmente que o hemisfério direito está associado a tarefas criativas, como a visualização e pensar de forma mais ampla. O lado esquerdo acredita-se ser mais analítico e focado em números e linguagem.

Conclusão

Vimos como cochilar afeta positivamente o cérebro de várias maneiras. Não só aumenta o seu poder, mas também estimula o lado direito do cérebro, o qual acredita-se “limpar” nossos cérebros e consolidar memórias. Então, na próxima vez em que você encontrar-se perdendo o foco ou se tornando menos produtivo no decorrer do dia, pode ser interessante tirar um cochilo.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.