6min. de leitura

Como combater o ressentimento e as doenças causadas por ele

Você sabe exatamente o que significa ressentimento?


Ressentimento: (re)sentir ou sentir novamente. Se define por angústia ou mágoa ocasionada por uma ofensa, por uma desfeita, por um mal causado por outra pessoa ou situação em que há o sentimento de impotência.

Por que esse sentimento é o grande vilão? Uma pessoa ressentida permanece na situação causadora da dor, relembrando e revivendo a situação várias vezes.

Nem sempre as doenças causadas pelo ressentimento se manifestam no campo emocional, é muito comum as dores do passado ou do presente se instalarem em órgãos ligados às emoções constantemente revividas.


Exemplo: quem passou por uma situação em que sentiu muita raiva e, só de se lembrar, sente raiva novamente, pode manifestar gastrite, dores de estômago inexplicáveis, refluxo, entre outras.

Quem sentiu muito medo de alguém ou alguma situação, ou fica com receio constante, pode ter infecções urinárias recorrentes, pedras nos rins, dificuldade para engravidar, entre outras doenças ligadas ao chacra correspondente afetado.

Eu me lembro de atender uma cliente que tinha Síndrome do Pânico, ela sempre dizia que não tinha sofrido nenhum trauma ou vivido uma situação de terror que explicasse os ataques de pânico. Junto com as crises, estavam os problemas nos rins, sempre se manifestando por meio de cálculos. Com o andar da terapia, identificamos o medo de ficar desempregada e situações de estresse no trabalho, que a faziam se sentir ameaçada. Com os florais certos e o andamento das consultas terapêuticas, as crises diminuíram e ela conseguiu mudar de emprego, o que a ajudou a vencer os problemas de saúde.


Cada centro de energia do nosso corpo está ligado a órgãos importantes. Nossos principais centros energéticos são denominados chacras.

Cada centro de energia, quando está desequilibrado, deixa de defender nosso corpo de emoções nocivas, então, as doenças se manifestam. Para manter nossos centros de energia em equilíbrio e, consequentemente, nossa saúde física e emocional em ordem, é preciso que tratemos nossas emoções negativas.

Muitas vezes, apenas perdoar o agente causador da mágoa e do ressentimento não é suficiente para recuperar a saúde, é preciso se afastar do ambiente tóxico, em benefício próprio.

Observe que os centros de energia ficam em regiões vitais do nosso corpo, por isso é de suma importância que sentimentos nocivos sejam eliminados, pois podem nos deixar gravemente doentes.

Deixo aqui cinco passos fundamentais para melhorar sua saúde física e energética:

1. Faça o possível para perdoar as ofensas sofridas

Se foi muito grave e lhe causou trauma e muita dor, procure tratamento, não fique carregando correntes, sentindo-se amargurado e reclamando. Perdoe.


2. Abandone ambientes tóxicos

Estamos falando da sua saúde e da sua vida. Se você trabalha em um ambiente infernal, está na hora de agir e procurar uma nova fonte de renda onde você se sinta bem. É claro que não dá para sair assim, do dia para a noite, mas comece a contatar pessoas, enviar currículos, estudar e agir a seu favor. O simples fato de agir para se livrar da situação já lhe dará uma sensação de amor-próprio que o fortalecerá.


3. Pare de ouvir críticas destrutivas

Algumas pessoas se alimentam da tristeza alheia, portanto, diminuir e humilhar é o que essas pessoas fazem para se sentirem melhores do que as outras. Não permita que façam isso com você. Muitas vezes, essas pessoas estão na nossa família.


4. Cuide bem do seu corpo

Procure se alimentar melhor e descansar sempre que possível. Seu corpo é sua morada e merece ser bem tratado.


5. Cuide bem do ambiente em que você vive

Procure deixar sua casa sempre limpa e organizada, na medida do possível. Plantas e animais de estimação elevam a energia do ambiente. Tente manter a harmonia e o diálogo em família e respeite a personalidade de quem vive com você. Nem sempre viver com a família é fácil mas, lembre-se: você está aqui para aprender e evoluir também, assim como seus familiares.

Algumas pessoas se amam, mas não conseguem viver no mesmo local. Talvez uma distância estratégica para viver em harmonia possa solucionar muitos problemas.

Combata sempre sentimentos nocivos, não alimente a raiva e a tristeza dentro de você. Perdoe o outro e perdoe a si mesmo.

Que Deus o abençoe sempre!

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.