5min. de leitura

Como continuar e seguir em frente quando a vontade de desistir é maior que tentar?

Existe um determinado momento na vida em que as adversidades são tantas que as provações e desilusões criam uma onda de tentativas frustradas, que fazem parecer que desistir é a solução mais sensata.

É nesse ponto que pensamos em desistir, que não temos mais vontade de seguir em frente, porque o futuro é assustador demais para arriscar e o desconhecido a nosso ver promete apenas mais amarguras e desilusões.


Mas como mudar um sentimento enraizado no peito e com tantas justificativas palpáveis? Como tentar novamente depois de tantos e tantos erros?

Acredito que 95% das pessoas já experimentaram a sensação de estar e se sentir totalmente perdido e desmotivado, e que essa grande maioria, com certeza, á pensou em desistir, se é que não desistiu algumas vezes, até mesmo da própria vida.

Pensando nessas questões, reuni alguns passos iniciais para dar um pontapé inicial na virada estratégica que poderá mudar sua vida para sempre!

1. O primeiro ponto a ser considerado é em relação a aprender a controlar a sua ansiedade

A ansiedade não é de todo ruim, afinal é ela que nos move e que nos faz ansiar pelas coisas. Olhando pelo lado positivo da ansiedade, esperar por algo bom é uma delícia, seja por uma visita ou por um passeio.


O grande problema está no momento em que a ansiedade toma conta da sua vida e o controla de uma forma que você já não é mais dono do seu agora, você deseja e anseia por coisas boas ou ruins relacionadas ao seu futuro,  e se perde do seu momento  presente no aqui e no agora.

Mas como controlar a ansiedade de uma maneira consciente? Uma técnica simples e muito eficaz está em perceber seu momento atual, trazer-se para o agora conscientemente. Isso pode acontecer com o sentir a respiração, ou com o simples toque, sinta suas mãos, sinta o ambiente, seus sentidos, audição, visão, tato, paladar. Perceba-se no agora e traga seus pensamentos para o momento presente, isso vai fazer com que você mude a frequência dos mesmos.


2. Crie um planejamento por escrito e detalhado de como e por onde você pode começar a se reerguer

Não será uma tarefa fácil, afinal, você está desanimado e não quer recomeçar, então se você não escrever e mantiver esse plano na sua mente, o dia a dia e a procrastinação farão com que você não tenha sucesso e continue no mesmo lugar. Então, trace esse plano, comece pelas coisas mais simples, como por exemplo, voltar a fazer algo que você o deixe feliz, mas que por desânimo você se afastou e, aos poucos, acrescente coisas mais difíceis.



3. Reavalie- se em cada ponto em que fracassou, só que dessa vez com olhar gentil

Perdoe-se verdadeiramente pelas falhas cometidas e comece a observar qual foi à lição que você adquiriu com esse erro, afinal, quando a mesma situação se repete é por que da primeira vez não aprendemos… e a vida nos dá uma segunda chance de fazer melhor.


4. Seu eu do passado não define seu eu do futuro, não importa onde você errou ou em que estrada se perdeu

Seus erros não definem o que você é. O passado é uma roupa que não lhe serve mais, então está na hora de colocar um ponto final nas frustrações e erros que você cometeu até aqui e voltar-se para quem você pode se tornar! Você precisará apenas de 3 atitudes simples para conseguir se mover: o querer, o tentar e o persistir.

Com essas 3 ferramentas simples, suas quedas não significarão mais o fim, mas sim uma oportunidade de tentar novamente, de uma forma melhorada, focando nas fraquezas dos erros cometidos anteriormente.

Acredite, não é sempre que os dias serão agradáveis e a vontade de tentar será espontânea, mas essa é a essência de crescer, vencer a si próprio, quando internamente a vontade é de parar, o doce da tentativa é o que torna a chegada gratificante.

Pense nisso, você pode usar suas limitações para se crucificar eternamente ou pode fazer delas seu ponto forte.

A linha tênue da decisão está em suas mãos. Você pode! Você consegue! Você merece! TENTE!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / ozdereisa





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.